Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Confirmada retoma das modalidades de alto risco e competição de formação

Covid 19

O Governo confirmou hoje a retoma das modalidades desportivas de alto risco, bem como o regresso à competição dos escalões de formação a partir de sábado, na quarta fase de desconfinamento.

O Conselho de Ministros decidiu confirmar hoje o avançar das medidas de desconfinamento a partir de segunda-feira, dia 3 de Maio, na “generalidade” do território nacional, face à pandemia de Covid-19.

“A prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, bem como e para toda a actividade física ao ar livre; os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene”, pode ler-se numa nota publicada no sítio da Internet ‘Covid-19 Estamos On’, dedicado à resposta à pandemia. A publicação foi feita ao mesmo tempo de uma comunicação do Primeiro-Ministro, António Costa, após uma reunião do Conselho de Ministros sobre a quarta fase de desconfinamento do país.

O governante já tinha explicado, durante a conferência de imprensa, que os ginásios iam recuperar “a sua actividade normal”, confirmando que as medidas agora tomadas, e antecipadas para sábado em relação ao previsto, que seria na segunda-feira, não mudam do que estava anunciado para esta fase.

Depois do regresso da prática das modalidades de baixo risco e da actividade física em grupos de até quatro pessoas, em 5 de Abril, seguiu-se a retoma de médio risco, alargando para seis o número de pessoas numa actividade física ao ar livre, duas semanas depois. As modalidades de alto risco de contágio, por “implicarem contacto face-a-face”, incluem o boxe, jiu jitsu, judo, kickboxing e muaythai, lutas amadoras ou o râguebi, entre várias vertentes de outras modalidades, da ginástica à patinagem, taekwondo, várias artes marciais ou a dança desportiva.

Texto: ALVORADA com agência Lusa