Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Parlamento felicita Corpo Nacional de Escutas pelo Prémio de Cidadão Europeu 2020

Assembleia da Republica

A Assembleia da República felicitou hoje o CNE - Corpo Nacional de Escutas pela atribuição do Prémio de Cidadão Europeu 2020, atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu, sublinhando a sua “importância” e “simbolismo”.

O voto de congratulação, apresentado pela comissão parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, foi aprovado por unanimidade por todos os partidos e deputados em sessão plenária.

Na iniciativa destaca-se que o CNE, fundado em 1923, “é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil escuteiros, dos géneros masculino e feminino, distribuídos por mais de 1.000 agrupamentos locais” que vão desde o continente, regiões autónomas dos Açores e da Madeira “e até Genebra e Macau”. A associação foi premiada pelo projecto “Educação para a cidadania activa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”.

“Num momento em que valores como a fraternidade, solidariedade, humanismo e sustentabilidade assumem uma crescente relevância na sociedade, em particular num período pandémico como o que vivemos, esta distinção, a uma instituição em contínuo crescimento, em contraciclo com o decréscimo da natalidade em Portugal, reveste-se de uma importância e de um simbolismo acrescidos para todos nós”, lê-se no texto.

Ao aprovar esta iniciativa, o Parlamento enviou “as mais sinceras felicitações” a todos “os elementos, jovens e dirigentes [do CNE] por contribuírem para esta autêntica ‘escola para a vida’ para milhares de jovens portugueses, prosperando uma sociedade mais justa e humanista”.

O Prémio do Cidadão Europeu tem um valor simbólico, pode ter um máximo de 50 laureados e tem como objectivo "recompensar actividades excepcionais desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção de uma maior integração dos cidadãos europeus, cooperação, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia".

O CNE está presente em todo o território português e, na Região de Lisboa (área correspondente à diocese), o Núcleo do Oeste (11 concelhos entre Alcobaça, a Norte, e Mafra, a Sul), conta com 44 agrupamentos, entre os quais figuram dois no concelho da Lourinhã: 489 Lourinhã e 1066 Ribamar.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)