Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Vacinação acelerada em Abril com 100 mil pessoas por dia segundo ‘task force’

Covid 19 task force

O coordenador da ‘task force’ responsável pelo plano de vacinação para a Covid-19 estimou hoje que em Abril seja possível vacinar 100 mil pessoas por dia, atendendo às remessas de vacinas que Portugal deverá receber no segundo trimestre.

“Temos o objectivo de vacinar todos os dias 100 mil pessoas e, se vierem mais vacinas, não vamos acumular vacinas, porque isso antecipa o processo de vacinação e a protecção das pessoas, e, podemos chegar às 150 mil vacinas/dia, o que é uma operação logística gigantesca”, afirmou em declarações aos jornalistas Gouveia e Melo. O responsável adiantou que, até domingo, 80% das pessoas com mais de 80 anos vão ficar vacinadas com a primeira dose, o que “é um critério de sucesso”.

Se neste primeiro trimestre, Portugal recebeu dois milhões de vacinas, a previsão para o segundo trimestre é de nove milhões de vacinas, das quais 1,8 milhões em Abril e as restantes nos dois meses seguintes. “Vamos saltar um fim-de-semana [o da Páscoa] para nos organizarmos e passarmos, no fim-de-semana seguinte, de 40 mil para 100 mil por dia”, explicou, o que requer um plano organizado com profissionais suficientes, locais de vacinação definidos e “vacinar com rapidez para não acumular vacinas”.

O militar Gouveia e Melo admitiu que têm surgido “dificuldades no processo” relacionadas com pessoas idosas ou isoladas que, “mesmo que tenham telemóveis não os atendem ou não respondem às mensagens”. Mas, com a ajuda das autarquias estas dificuldades “têm sido superadas”, referiu.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Lusa (arquivo)