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Linha 1400 recebeu 74 mil chamadas no primeiro ano de funcionamento

1400

A Linha 1400 - Linha Nacional de Assistência Farmacêutica celebra o primeiro ano de actividade a apoiar os portugueses no acesso rápido a medicamentos nas farmácias. Desde a sua criação, a 24 de Março de 2020, o serviço já recebeu 73.813 pedidos de assistência.

Os dados do primeiro aniversário da Linha 1400 mostram que os utilizadores avaliam o serviço prestado em 4,53 numa escala de 1 a 5, sendo que cerca de 75% dos beneficiários não hesitaria em recomendá-la a um amigo ou familiar.

O número 1400 pode ser utilizado para planear visitas à farmácia, reservar ou encomendar medicamentos, e tem também como finalidade apoiar as pessoas a encontrar medicamentos que, sendo urgentes, têm uma disponibilidade mais reduzida. A utilização da linha é ainda particularmente recomendada à noite, nomeadamente após a saída de uma urgência hospitalar ou em caso de necessidade súbita de um medicamento urgente”, refere Marisa Gomes, responsável pelo centro de atendimento da Linha 1400.

Cerca de 43% do total dos contactos telefónicos foram feitos durante o período nocturno, em que a Linha 1400 identifica rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e que tenha disponibilidade para responder aos pedidos dos cidadãos, evitando assim deslocações desnecessárias.

A rapidez no atendimento é outro dos factores em destaque no balanço deste primeiro ano de actividade da Linha 1400. O tempo médio de espera é de 20 segundos.

O serviço garante a cada cidadão que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio asseguradas em todo o país. Antes de libertar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos. Este é um serviço que veio para ficar e que em muito tem contribuído para facilitar a vida dos portugueses, especialmente em contexto de pandemia”, acrescenta Marisa Gomes.

A linha telefónica gratuita foi lançada pelas farmácias no primeiro confinamento provocado pela pandemia da Covid-19, de forma a garantir o acesso dos cidadãos aos medicamentos e a um aconselhamento farmacêutico. A linha está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e cobre todo o território nacional. Em Fevereiro de 2021, o serviço passou também a estar disponível online.