Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Linha Nacional 1400 agora online: a partir desta segunda-feira entra em funcionamento o site www.1400SAFE.pt

linha1400

A Linha 1400, a Linha Gratuita Nacional de Assistência Farmacêutica, disponível 24 horas, sete dias por semana, está a partir desta segunda-feira, dia 15, também disponível online através do site www.1400SAFE.pt.

Serviço gratuito, disponível em todo o país,  a Linha Nacional 1400 é a forma mais rápida de obter informação actualizada sobre farmácias em assistência farmacêutica 24 horas ou por chamada em todos os concelhos do país, evitando deslocações desnecessárias, particularmente no período nocturno.

Permite ainda aos utentes fazer encomendas ou a pré-reserva de medicamentos. Os medicamentos ou produtos de saúde são, posteriormente, entregues ao domicílio ou recolhidos na farmácia, da escolha do utente, sempre com acompanhamento farmacêutico adequado. Em qualquer das situações, antes de finalizar a dispensa, a farmácia escolhida esclarece sempre o utente quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.

A Linha Nacional 1400 resulta inicialmente de um projecto promovido pelas farmácias, Ministério da Saúde e unidades locais de saúde no Norte do país, tendo visto o seu âmbito alargado a todo o território nacional em Março do ano passado, regiões autónomas incluídas, com a pandemia Covid-19.

A Linha conta na sua execução e divulgação com várias contribuições, de hospitais a centos de saúde e às administrações regionais de saúde.

Agora com presença também online, a Linha 1400 já prestou apoio, desde o seu alargamento a nível nacional e até meio de Fevereiro a mais de 50 mil portugueses, tendo sido registados mais de 10 mil pedidos de medicamentos.