Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: Perto de centena e meia de óbitos associados a surtos activos em Torres Vedras

covid 19 6

Os surtos de Covid-19 activos em sete lares torrienses e no Hospital de Torres Vedras já causaram 106 mortos, mas a maioria dos infectados já recuperou, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Câmara Municipal.

No total dos vários surtos registados como activos desde o início do ano no concelho de Torres Vedras (um dos quais extinto recentemente), oito dos quais em lares do concelho, foram infectadas mais de 800 pessoas, das quais 120 morreram e meio milhar já recuperou. Apenas se encontram activos 188 casos, segundo dados recolhidos no boletim até ao último domingo.

O surto no Hospital de Torres Vedras infectou, até essa data, 231 pessoas, entre utentes e profissionais, dos quais 44 morreram, 133 recuperaram e 54 são casos activos. No Lar de São José, de um total de 172 casos confirmados, há 24 mortes, 138 recuperações e 10 casos actualmente activos. No Lar Nossa Senhora d'Ajuda, no Ramalhal, dos 73 casos confirmados, 37 pessoas recuperaram e 13 morreram, havendo 23 situações ativas. Das 66 pessoas infetadas no Lar de Santo António, nos Campelos, dois morreram, 27 recuperaram e 37 permanecem infectadas. No Lar Barro Sénior Residence, no barro, morreram oito pessoas, 38 recuperaram e 10 continuam infectadas, de um total de 56 casos. Na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, em A-dos-Cunhados, dos 44 casos de infecção, 10 resultaram em óbito e 32 registam recuperação, estando dois casos activos. A Covid-19 infectou 35 na Casa de Repouso Costa da Prata, na Ponte do Rol, onde três pessoas morreram e 32 continuam infectadas com o novo coronavírus. Na Casa de Repouso Década Dourada, nas Palhagueiras, dos 23 casos de infecção, registam-se dois óbitos, quatro recuperações e 17 situações activas.

Um dos surtos em lares com maior número de mortes (14) ocorreu no Lar de Nossa Senhora do Carmo, na Ordasqueira, mas foi considerado extinto no domingo. Neste caso, houve uma centena de casos, com 86 recuperações.

Um outro surto atingiu os Bombeiros de Torres Vedras, com 21 casos, dos quais 18 recuperaram.

O concelho torriense, com cerca de 80 mil habitantes, atingiu no final de Janeiro os 1.500 casos activos, número que agora baixou para 883. Desde o início da pandemia, Torres Vedras contabilizou 5.122 casos confirmados, dos quais 4.097 pessoas recuperaram e 142 perderam a vida devido ao vírus SARS-CoV-2.

Texto: ALVORADA com agência Lusa