Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presidenciais: Voto antecipado em mobilidade com boa afluência e sem incidentes - CNE

eleicoes mesa de voto

A votação antecipada em mobilidade para as eleições presidenciais está a decorrer desde as 8h00 de hoje com normalidade, sem incidentes e com boa afluência, disse à Lusa João Tiago Machado, da CNE - Comissão Nacional de Eleições. Segundo as "informações recebidas do Ministério da Administração Interna (MAI)", acrescentou João Tiago Machado, “não há qualquer tipo de incidentes, há uma boa afluência” e as assembleias de voto nas 308 sedes do concelho abriram todas sem problemas.

Os portugueses começam a votar hoje, uma semana antes das eleições presidenciais de 24 de Janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram 246.880 eleitores, um número recorde. Lisboa é o concelho com mais inscritos, 33.364, seguido do Porto, com 13.280, e Coimbra, com 9.201, de acordo com o mapa publicado pelo Ministério da Administração Interna, em que se informa quais os locais de voto em cada um dos concelhos. Os concelhos com menos inscritos são Porto Moniz, na Madeira, com oito inscritos, seguindo-se Nordeste, São Miguel, nos Açores, com nove, e Barrancos, distrito de Beja, com 14. No concelho da Lourinhã estão inscritos 564 eleitores.

O local da mesa de voto no concelho da Lourinhã para os eleitores que pediram para votar antecipadamente, este domingo, funciona na antiga Escola Primária da Lourinhã, na Rua António Maria Roque Delgado. A Câmara Municipal tinha anteriormente designado como local da votação a Sede da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia. Segundo um comunicado da edilidade enviado ao ALVORADA, “esta alteração prendeu-se com o elevado número de eleitores inscritos para voto antecipado por mobilidade”.

Depois da experiência de 2019, nas europeias e legislativas, o voto antecipado em mobilidade alargou-se, das capitais do distrito para as sedes dos concelhos, e o objectivo é simples: evitar grandes concentrações de pessoas devido à epidemia de Covid-19 no país. Quem estiver inscrito para o voto antecipado de hoje e não o fizer, pode fazê-lo no próximo domingo.

Segundo as regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde para as eleições, para ir votar, seja hoje ou no próximo domingo, os eleitores terão de usar máscara e, preferencialmente, levar uma caneta, por uma questão sanitária e de higiene. É preciso desinfectar as mãos antes de votar e depois de votar. E os membros das mesas têm de usar máscara e/ou viseira ou óculos de protecção. É aconselhado que, enquanto se espera para votar, os eleitores respeitem a distância de segurança.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para dia 24 e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976. A campanha eleitoral termina dia 22 de Janeiro. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA