Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Novas medidas de contenção entram em vigor às 00h00 de sexta-feira

Conselho de Ministros Covid 13012021 Lusa Antonio Cotrim

As novas medidas hoje tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de Covid-19, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário, entram em vigor às 00h00 de sexta-feira. O anúncio foi feito pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no final do Conselho de Ministros de hoje, no Palácio da Ajuda. “A partir das 00h00 de dia 15 de Janeiro [sexta-feira] volta a vigorar em Portugal, de uma forma generalizada, o dever de recolhimento domiciliário”, adiantou.

Segundo o chefe do executivo, as excepções que já existiram em Março e Abril manter-se-ão, mas deixou em apelo: “por uma vez, não percamos muito tempo a olhar para as excepções e que concentremo-nos no que é mesmo essencial, o recolhimento domiciliário para que cada um se proteja e, protegendo-se, proteja também a saúde dos outros”.

“As regras que repomos são essencialmente as mesmas que vigoraram entre Março e Abril, com uma excepção que se prende com o calendário democrático das eleições presidenciais do próximo dia 24 de Janeiro e com a necessidade de não voltarmos a sacrificar a actual geração de estudantes e por isso iremos manter em pleno funcionamento todos os estabelecimentos educativos”, adiantou.

No comunicado do Conselho de Ministros entretanto divulgado a “participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República” figura na lista das deslocações autorizadas, entre outras.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: António Cotrim/Lusa