Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Nem todas as pessoas vacinadas vão ficar imunizadas - DGS

Covid 19 Plano de vacinacao
A directora-geral da Saúde avisou hoje que nem todas as pessoas vacinadas contra a Covid-19 vão ficar imunizadas, uma vez que a vacina administrada não é 100% eficaz e ainda não há imunidade de grupo. Graças Freitas falava na habitual conferência de imprensa na Direcção-Geral da Saúde (DGS), em Lisboa, sobre a evolução da pandemia da covid-19 em Portugal.

"Vacinar não quer dizer abandonar critérios de proteção", frisou, advertindo que "nem todas" as pessoas vacinadas "vão ficar imunizadas". "A vacina não é 100% eficaz e nós não temos ainda imunidade de grupo", justificou.

Graça Freitas reforçou, por isso, a necessidade de se manterem medidas de protecção até se atingir a imunidade de grupo, como o uso de máscaras, a higienização das mãos, a ventilação de espaços e o distanciamento físico.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou-se em Portugal a 27 de Dezembro com a inoculação de profissionais de saúde nos hospitais. Na segunda-feira, foi alargada aos lares de idosos.

A vacina que está a ser administrada é a do consórcio Pfizer-BioNTech, para cujo uso de emergência foi aprovada em 21 de Dezembro pela Agência Europeia do Medicamento. Até à data foram dadas em Portugal 32 mil doses.

Em Portugal, morreram 7.286 pessoas dos 436.579 casos de infecção de Covid-19 confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS. O país contabilizou hoje mais 90 mortes relacionadas com a Covid-19 e 4.956 novos casos de infecção pelo novo coronavírus.

Texto: ALVORADA com agência Lusa