Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presidenciais: Tribunal Constitucional admite oito candidatos a sorteio

Tribunal Constitucional

O Tribunal Constitucional (TC) sorteou hoje a ordem das candidaturas a Presidente da República nos boletins de voto para as eleições de 24 de Janeiro, tendo admitido ao sufrágio oito concorrentes.

O actual Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a ex-eurodeputada do PS Ana Gomes, o deputado único e presidente do Chega, André Ventura, a deputada ao Parlamento Europeu e membro da direcção do BE, Marisa Matias, o eurodeputado e dirigente do PCP, João Ferreira, o dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan e o ex-autarca Vitorino Silva (‘Tino de Rans’), agora presidente do RIR (Reagir, Incluir, Reciclar) e ainda Eduardo Batista são os candidatos que entraram no sorteio.

Os juízes do Palácio Ratton têm o dia 4 de Janeiro para verificar a admissibilidade das candidaturas, nomeadamente o número mínimo de 7.500 de assinaturas válidas de cidadãos eleitores. Segue-se um período de recurso por parte das candidaturas consideradas inelegíveis ou com irregularidades e a decisão final é proferida até 11 de Janeiro. 

O primeiro nome a figurar nos boletins de voto é o do cidadão Eduardo Batista, seguindo-se o da eurodeputada bloquista Marisa Matias, e o de Marcelo Rebelo de Sousa, de acordo com o resultado do sorteio. Em quarto lugar figura o nome do dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan, seguido pelo líder do Chega, André Ventura, o líder do RIR, 'Tino de Rans', o dirigente comunista João Ferreira e, finalmente, a diplomata Ana Gomes.

Texto: ALVORADA com agência Lusa