Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Tomada de posse do novo comandante operacional distrital de Lisboa da Protecção Civil

ANPC novo comandante operacional

Sete novos comandantes operacionais distritais e dois adjuntos de operações foram esta manhã empossados das novas funções, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no concelho de Oeiras. A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do presidente da ANEPC, brigadeiro-general Duarte da Costa.

Entre os novos responsáveis designados pela ANEPC, figura o novo Comandante Operacional Distrital de Lisboa, Hugo Santos, até agora 2º Comandante Operacional Distrital. É licenciado em Gestão de Segurança e Protecção Civil, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e presta serviço na ANEPC desde 2017. É oriundo dos Bombeiros Voluntários do Estoril, onde foi segundo-comandante da corporação.

Já quanto aos novos Adjuntos de Operações designados, está o actual Comandante Operacional Distrital de Lisboa, Carlos Mata. Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento, tem experiência no exercício de funções de comando em corpso de bombeiros, tendo sido durante largos anos comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche.

A secretária de Estado da Administração Interna, sublinha em comunicado enviado ao ALVORADA que todos os representantes que receberam as insígnias de comando do presidente da ANEPC são “originários do sistema de protecção civil com comprovada experiência e adequada formação para o desempenho das suas funções”.

Esta cerimónia contou ainda com a designação dos Comandantes Operacionais Distritais de Aveiro, Évora, Faro, Porto, Santarém, Setúbal, bem como do Adjunto de Operações de Santarém.

Os concursos relativos a estes cargos serão submetidos à CReSAP - Comissão de Recrutamento e Selecção da Administração Pública, informa o Ministério da Administração Interna.

Texto: ALVORADA
Fotografia: ANEPC