Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Vacinação em Portugal poderá começar no dia 27 anuncia ministra da Saúde

Marta Temido Covid vacinacao

A ministra da Saúde anunciou hoje que a vacinação contra a covid-19 pode começar no dia 27 de Dezembro em Portugal e em outros países europeus, com a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech.

Em conferência de imprensa após uma reunião com responsáveis do planeamento da vacinação, Marta Temido declarou que a Agência Europeia do Medicamento poderá emitir a 23 de Dezembro a autorização condicional de introdução no mercado e que as primeiras doses de vacina poderão chegar a Portugal no dia 26.

Essas são as datas previstas para o processo de chegada do primeiro lote de vacinas, com 9.750 doses, ao que se seguirão mais cerca de 303 mil doses a partir de dia 4 de Janeiro, adiantou ainda.

"A informação mais recente é dessa previsão de entrega ainda no mês de Dezembro e, como já está também a ser comunicado pela Comissão Europeia, estima-se que o calendário de vacinação possa ser alinhado entre todos [os países da União Europeia] e possamos começar a vacinar entre 27 e 29 de Dezembro", afirmou Marta Temido.

A ministra acrescentou que se está a "ultimar o processo de seleção do grupo que vai ser vacinado com este primeiro lote, nos primeiros dias", mas que "será focado na componente dos profissionais de saúde, na medida em que são aqueles que, na primeira linha, poderão ajudar melhor a proteger os restantes".

Marta Temido frisou que há mais vacinas na calha para parecer e autorização de introdução no mercado condicional por parte da Agência Europeia do Medicamento, como é o caso da empresa Moderna.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Rodrigo Antunes/Lusa