Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Dia Nacional da Imprensa celebrado no Porto para pensar no futuro do sector

AIC Dia da Imprensa 1

O presidente da direcção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) afirmou esta quinta-feira, na comemoração do Dia Nacional da Imprensa, que é necessário pragmatismo e unidade para salvar o sector. “É preciso pragmatismo e unidade na defesa dos interesses da comunicação social, em particular da imprensa, numa altura em que o sector vive fortes constrangimentos do ponto de vista económico”, disse Paulo Ribeiro.

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) assinalou o Dia Nacional da Imprensa, no Porto, com um debate sobre o tema ‘O Futuro da Imprensa em Portugal e na Europa’, ao qual se associou a AIC. Intervindo na sessão de abertura, Paulo Ribeiro alertou ainda para a “circulação das chamadas ‘fake news’ nas redes sociais” e saudou a “preocupação legítima” do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a respeito da necessidade de “salvar a imprensa portuguesa”. “Saudamos a preocupação séria e legítima levantada pelo sr. Presidente da República para um olhar atento sobre a nossa realidade para a busca de soluções que permitam salvar a imprensa portuguesa”, afirmou o presidente da AIC. Nos últimos anos, o sector tem sido abalado com o desaparecimento de vários títulos de jornais em todo o país e uma forte redução das tiragens e da publicidade.

Para o jornalista, chefe de redacção do jornal ALVORADA, é necessário “um trabalho concertado” na defesa da imprensa, envolvendo as associações do sector, valorizando o “trabalho conjunto” da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã e da Associação Portuguesa de Imprensa. “Foi o trabalho conjunto promovido pela AIC em parceria com a API junto dos poderes públicos e dos representantes políticos que veio trazer à opinião pública o alerta de que é necessário um trabalho concertado, entre todos os interessados, para que a imprensa continue a assegurar o seu papel único na formação de uma opinião pública devidamente informada”, sublinhou Paulo Ribeiro.

No encerramento do Dia Nacional da Imprensa, João Palmeiro, presidente da API, lembrou que a associação que dirige preparou e desenvolveu desde 2012 um “plano de emergência para a comunicação social”, que apresentou aos sucessivos governos e partidos com assento parlamentar, assim como, já este ano, dois “projectos de organização e execução da luta contra a desinformação e manipulação jornalística, através de uma maior literacia dos media”, que foram “excluídos do Orçamento de Estado de 2019”.

Neste encontro debateu-se ‘A Imprensa - O Passado e o Futuro’, ‘Boas Práticas contra a desinformação e manipulação jornalística’, ‘Distribuição de jornais, um desafio (ainda) no século XXI’, ‘Balanço do Ano Português da Imprensa’ e foi inaugurada a Exposição sobre as Publicações Centenárias Portuguesas e os 130 anos do Jornal de Notícias’.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã representa 180 títulos da imprensa portuguesa, sobretudo de dimensão regional, entre os quais o jornal ALVORADA, sendo editados mensalmente cerca de três milhões de exemplares que são lidos por leitores de todo o território nacional e, ainda, no estrangeiro, com destaque para os países de língua oficial portuguesa e da diáspora.

Texto: Agência Ecclesia/ALVORADA
Fotografia: Agência Ecclesia