Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: População residente em lares vai ser rastreada com testes rápidos revela DGS

Graca Freitas DGS

O Ministério da Saúde aprovou uma proposta da Direcção-Geral da Saúde para rastrear com testes rápidos a população residente em lares, anunciou hoje Graça Freitas, adiantando que a disseminação destes testes pode “ajudar muito” na aplicação de medidas. Graça Freitas explicou, na conferência regular sobre a Covid-19, que o objectivo é “começar a utilizar testes rápidos e a rastrear sequencialmente uma população altamente vulnerável, que é aquela que reside nos lares”.

Segundo a directora-geral da Saúde, a disseminação no mercado destes testes pode “ajudar muito a utilizar medidas”, quer sejam para investigar surtos em escolas, em lares, assim como “noutros contextos, para detectar pessoas doentes, quer ainda no contexto de rastreios de populações específicas ou de concelhos específicos”.

A primeira prioridade será os rastreios em residentes em lares, disse, avançando que a Segurança Social tem também um programa de testagem dirigido aos profissionais desses lares. “Portanto, a saúde e a Segurança Social vão unir esforços para que esta população tão vulnerável seja enfim rastreada de forma sequencial para identificar mais precocemente casos”, salientou Graça Freitas.

Portugal contabiliza pelo menos 3.971 mortos associados à Covid-19 em 264.802 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em Estado de Emergência desde 9 de Novembro e até 8 de Dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado. Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 5h00, enquanto nos fins-de-semana e feriados a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 5h00 de domingo e entre as 13h00.

Os concelhos da Lourinhã, Bombarral, Caldas da Rainha e Óbidos são os únicos da região Oeste que, neste momento, são considerados de risco moderado à infecção de Covid-19, por terem menos de 240 casos por 100 mil habitantes. Por esse motivo, estes quatro municípios oestinos não estão abrangidos pelo recolher obrigatório.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: agência Lusa (arquivo)