Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sensibilização pública para problema dos resíduos urbanos em Semana Europeia

Valorsul campanha 2

Portugal produz resíduos urbanos acima da média europeia e, para assinalar a semana europeia sobre a matéria, decorre desde sábado e até domingo várias acções de sensibilização para o problema em todo o país.

Entre os dias 21 e 29 realiza-se a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e a empresa de tratamento e valorização de resíduos em Portugal EGF, com as suas 11 concessionárias, promovem acções e actividades de redução, reutilização e reciclagem, centradas este ano nos chamados resíduos invisíveis, os que são gerados durante o processo de fabricação de produtos.

Num comunicado onde especifica as acções que decorrem em todo o país, a EGF salienta que em Portugal são produzidos por ano quase 513 quilos de resíduos urbanos por habitante. No ano passado o país produziu um total de 5,28 milhões de toneladas destes resíduos. “Este valor está acima da média europeia, e só com a adoção de comportamentos correctos será possível reduzir esta produção”, salienta a EGF no comunicado.

As campanhas, explica a EGF, destinam-se a alertar a população que, mesmo tem tempo de pandemia, “a preocupação com o planeta está na ordem do dia”. Das ações da EGF fazem parte, entre outras, a campanha ‘O futuro do planeta não é reciclável’, através dos meios de comunicação social, o Programa Ecovalor, junto das escolas, ou a campanha Toneladas de Ajuda (em mercados municipais).

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias da EGF (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor e Valorsul). A Valorsul é a empresa que opera na região Oeste, da qual os municípios oestinos são sócios-minoritários através da empresa AMO+.

Ao longo da semana cada uma das empresas tem programadas acções, desde a angariação de brinquedos usados pela Algar, à compostagem doméstica pela Resinorte, ou a oficinas sobre desperdício alimentar pela Valorlis. A Valorsul também oferece acções de formação em compostagem doméstica e promove esta semana uma recolha de pequenas quantidades de resíduos perigosos provenientes dos agregados familiares, como latas de tinta, diluentes ou inseticidas.

As empresas do grupo EGF processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos, provenientes de 6,2 milhões de pessoas de 174 municípios.

Texto: ALVORADA com agência Lusa