Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Quinze pessoas julgadas no Tribunal de Loures por tráfico de droga em Torres Vedras e Sintra

Tribunal de Loures

O Tribunal de Loures inicia a 20 de Novembro o julgamento de 15 arguidos acusados de tráfico de droga nos concelhos de Torres Vedras e Sintra entre 2018 e 2019, estando arroladas 76 testemunhas.

Os 15 arguidos, entre os 22 e os 33 anos, estão todos acusados de crimes de tráfico de droga, alguns dos quais na forma agravada, de acordo com a acusação do Ministério Público (MP), a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Segundo o MP, durante os anos de 2018 e 2019, os 15 homens dedicaram-se à venda de produtos estupefacientes - haxixe, liamba e cocaína - a consumidores dos concelhos de Torres Vedras e Sintra. Um dos arguidos comprava a droga, armazenava-a e cortava-a em sua casa, vendendo-a tanto a outros fornecedores, que são arguidos neste processo, como a consumidores.

Os arguidos "actuavam em grupo, de modo organizado e concertado para, em conjugação de esforços e intentos, deterem, venderem e cederem haxixe, liamba e cocaína a terceiros", concluiu o MP. Os arguidos estabeleciam contactos entre si, utilizando conversas curtas e codificadas para dissimular a actividade ilícita e dificultar o controlo das autoridades policiais.

Dos 15 suspeitos, sete estão acusados do crime de tráfico de droga agravado. Treze dos arguidos foram detidos pela GNR em Dezembro de 2019 e estão a aguardar julgamento, oito deles em prisão preventiva e cinco com apresentações periódicas às forças policiais. Todos estão proibidos de estabelecer contacto entre eles.

Um dos 15 arguidos esteve em prisão preventiva em Julho de 2018 e em casa com vigilância electrónica entre Julho e Dezembro de 2018, passando a apresentar-se apenas às autoridades policiais com periodicidade e a estar proibido de contactar com pessoas conotadas com o tráfico e consumo de estupefacientes. Outro dos arguidos foi constituído arguido em Maio deste ano, tendo-lhe sido aplicado o termo de identidade e residência.

A rede foi investigada pela GNR durante cerca de um ano e meio. Em Dezembro de 2019, das 32 buscas realizadas a residências e veículos resultou a apreensão de quase quatro mil doses de haxixe, 500 de MDMA, 292 de canábis e 29 de cocaína, bem como 14 pés de canábis e 15 plantas do mesmo estupefaciente. As drogas valeriam cerca de 11 mil euros no mercado.

Foram também apreendidos nesta operação 11 veículos, mais de 4.500 euros em dinheiro, 80 telemóveis, 34 munições e sete balanças que os suspeitos usavam para supostamente pesar as doses dos estupefacientes.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados