Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Gripe: Governo disponibiliza 10 mil doses de vacinas para farmacêuticos

Vacina gripe

O Governo disponibilizou 10 mil doses de vacinas da gripe para os profissionais das farmácias comunitárias na primeira semana da segunda fase da campanha de vacinação informou hoje o secretário de Estado Adjunto da Saúde. “Foram disponibilizadas 10 mil doses para os farmacêuticos de farmácias comunitárias para durante esta primeira semana de vacinação”, disse António Lacerda Sales, durante a conferência de imprensa sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal.

As vacinas para os profissionais chegam às farmácias na semana em que arranca a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, que começou hoje com o alargamento da vacinação gratuita a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Questionado sobre a falta de resposta aos pedidos de algumas farmácias, o governante recordou que a disponibilização das vacinas é gradual e dividida em tranches e, por isso, apelou à serenidade e tranquilidade da população, assegurando que todas as pessoas incluídas na campanha vão ser vacinadas.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde arrancou a 28 de Setembro, com uma primeira fase que incluiu apenas as faixas da população consideradas prioritárias, como residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do sector social que prestam cuidados.

Na segunda fase, que começou hoje, a vacina passa a ser também administrada a outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

A propósito da campanha de vacinação, António Lacerda Sales referiu ainda que no âmbito dos acordos celebrados com o Governo, aderiram 75% do total de farmácias a nível nacional, permitindo a cobertura em 256 concelhos (cerca de 92%). “Neste contexto de emergência sanitária, trata-se de uma medida inovadora e complexa, do ponto de vista de logística, mas estamos em crer que, apesar de tudo, irá correr bem”, sublinhou o secretário de Estado. O objectivo, acrescentou, é também que este seja um programa dinâmico que venha a envolver o maior número possível de farmácias, assegurando a cobertura em todo o território “num processo de equidade e de coesão territorial”.

Habitualmente, a campanha de vacinação começa apenas a 15 de Outubro, mas este ano arrancou mais cedo devido à pandemia de Covid-19. Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas. O SNS comprou este ano mais de dois milhões de vacinas da gripe a duas empresas diferentes, por concurso público, mas todas as vacinas são iguais. A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa