Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

‘O Futuro do Planeta não é Reciclável’ é lema da maior campanha ambiental em Portugal

EGF campanha 2020

As concessionárias do grupo EGF, que é líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, lançaram, esta quarta-feira, a maior campanha de sensibilização ambiental alguma vez desenvolvida no nosso país com fundos europeus. Com um investimento de mais de um milhão de euros, o movimento ‘O Futuro do Planeta não é Reciclável’ apela à prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos urbanos. O filme publicitário conta com a realização de Rúben Alves, autor do aclamado filme ‘A Gaiola Dourada’.

O objectivo desta campanha, segundo um comunicado do grupo empresarial, é levar o cidadão à acção e a fazer parte de um movimento colectivo, “através da adopção de comportamentos ambientais adequados na sua gestão diária e ao assumir o seu papel de gestor de recursos, numa cadeia de valor da qual fazem parte a EGF e as suas concessionárias”. Na região Oeste, a empresa subsidiária é a Valorsul, que tem a missão de fazer o tratamento e valorização dos resíduos urbanos de 19 municípios das regiões de Lisboa e Oeste (Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).

“Esta é uma campanha muito importante para o grupo EGF. Contámos com o envolvimento de todas as concessionárias, colaboradores e parceiros, para criarmos, em conjunto, um movimento ambiental colectivo que vai fazer a diferença”, sublinhou Emídio Pinheiro, presidente do Conselho de Administração da EGF.

Esta campanha integra a candidatura Comunicação Ambiental Estratégica, apresentada pelas concessionárias EGF e aprovada por fundos comunitários, através do POSEUR, para o período 2016-2020, com um cofinanciamento de 85%. Para a sua concretização foi realizado um concurso público com publicidade internacional, tendo sido concretizada a adjudicação pelo valor de 1.061.732 euros. A apresentação da campanha foi feita esta quarta-feira, no Teatro Thalia, em Lisboa, numa cerimónia pública que contou com a participação da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

O filme publicitário, da autoria realizador Rúben Alves, que realizou o filme ‘Gaiola Dourada’, é muito cinematográfico e tem como objectivo provocar consciências e levar à mudança necessária de comportamentos. Neste ‘spot’ mostra-se o que acontece aos resíduos depois de separados nos ecopontos e dá rosto e voz aos milhares de trabalhadores deste sector de actividade. Além disso, é ainda realçado o papel dos municípios e organizações, que são convidados a promover esta campanha nas suas regiões.

Também a actriz Ana Varela, o humorista, António Raminhos, o cantor Toy e o artista urbano Xico Gaivota vão ajudar a dar voz a este movimento, através de várias acções nas redes sociais e na criação de uma instalação para celebrar o movimento. Serão também promovidos eventos e participações regionais, bem como acções de educação ambiental no terreno, como o Programa Ecovalor e o Recycle Bingo.

A campanha publicitária multimeios, cuja criatividade esteve a cargo da ‘Tux & Gill’, vai estar presente em vários suportes nacionais e regionais - imprensa, rádio, ‘outdoors’ e televisão -, destacando-se as acções integradas nos programas ‘The Voice Portugal’, ‘Big Brother’ e ‘Manhãs da Rádio Comercial’. O jornal ALVORADA também foi escolhido para integrar esta campanha. Destacam-se ainda os cuidados especiais de inclusão e diversidade aplicados nesta campanha, entre os quais, a legendagem dos filmes, a implementação das regras na ordenação dos contentores (azul, verde e amarelo) para invisuais e a criação de uma tatuagem com aplicação dos símbolos ‘ColorADD’.

A EGF é uma empresa do sector ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL/URBASER, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correcta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,2 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal. O capital social da EGF está assim distribuído pelos seguintes accionistas: Empresa Geral do Fomento, S.A. (52,93%), Câmara Municipal de Lisboa (20%), Câmara Municipal de Loures (11,51%) Associação de Fins Específicos AMO MAIS (5,25%), Câmara Municipal de Amadora (5,16%), Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (4,61%) e Câmara Municipal de Odivelas (0,54%). Os 12 municípios do OesteCIM integram a Associação de Fins Específicos AMO MAIS. 

Texto: ALVORADA