Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Autoridade Marítima alerta para subida abrupta do nível do mar

mar

A Autoridade Marítima Nacional alertou hoje para uma subida abrupta do nível médio do mar ao longo da costa do continente, que aconteceu hoje e pode repetir-se no fim de semana e provocar inundações. Em comunicado a AMN diz que são possíveis inundações, “particularmente nas regiões expostas à agitação marítima, podendo a água alcançar, num curto espaço de tempo, zonas aparentemente seguras”.

O fenómeno, observado nas últimas horas, é “natural e comum”, nesta época do ano, diz também a Autoridade Marítima Nacional. Resulta, explica, da combinação das marés vivas equinociais (as maiores do ano) “com um efeito de empilhamento (acumulação) das massas de água oceânicas junto à costa por acção de vento e agitação marítima forte provenientes de sudoeste”. A Lota de Peniche, por exemplo, foi esta tarde inundada pela água do mar devido ao mau tempo.

É expectável, diz-se no comunicado da AMN, que o efeito se repita durante o fim-de-semana, nos períodos coincidentes com a preia-mar, e que se dissipe a partir de segunda-feira, com o fim do período das marés vivas equinociais.

A Autoridade Marítima Nacional recomenda à população que “assuma uma postura preventiva” junto à costa, nas praias e em zonas expostas à agitação marítima.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados