Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Semana Europeia da Mobilidade 2020 arranca amanhã com a participação de seis concelhos da região Oeste

semanaeuropeiamobilidade

Esta quarta-feira, dia 16, marca o início da 19ª Semana Europeia da Mobilidade, a campanha anual da Comissão Europeia que promove uma mobilidade urbana limpa, sustentável e sem emissões de gases nocivos. Alenquer, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Torres Vedras são os concelhos do Oeste que aderiram a esta iniciativa.

De 16 a 22 de Setembro, o evento conta com a participação de milhares de localidades em mais de 40 países que organizam actividades que põem em destaque a mobilidade sem emissões. São 65 as cidades e vilas portuguesas inscritas nesta iniciativa, de norte a sul do país, incluindo as regiões autónomas.

Entre as actividades agendadas incluem-se o já famoso dia sem automóveis, em que as ruas estão fechadas ao tráfego motorizado e abertas para peões, bicicletas, trotinetes elétricas, etc. Além disso, em cooperação com a campanha, a rede europeia de forças policiais de trânsito (ROADPOL) está a organizar uma nova campanha de segurança rodoviária - as Jornadas da Segurança ROADPOL. As forças policiais nacionais vão registar o número de mortes na estrada em 17 de Setembro, com o objectivo de atingir zero mortes nesse dia.

Este ano, o tema ‘Mobilidade sem emissões para todos’ reflecte não só os objectivos do Pacto Ecológico Europeu de um continente neutro em termos de emissões de carbono até 2050, mas também a importância da acessibilidade aos transportes sem emissões.

Texto: ALVORADA