Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Verão de 2020 é o 13.º mais quente em 90 anos segundo revela o IPMA

Praia da Peralta

O Verão de 2020 foi o 13.º mais quente dos últimos 90 anos e muito seco, tendo registado temperaturas médias do ar superiores ao normal, segundo o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Boletim Climatológico disponível hoje na página oficial do IPMA, no Verão deste ano regista-se um valor médio da temperatura do ar de 22,42 graus Celsius (+1,17 graus em relação ao valor normal).

Desde 1931, verificou-se, segundo este organismo público, que nove dos 15 verões mais quentes ocorreram depois do ano 2000, sendo 2005 o mais quente.

O valor médio da temperatura máxima do ar, 29,76 graus Celsius (+ 2,13 graus em relação ao normal), foi o sexto mais alto desde 2000.

A temperatura mínima do ar (15,8 graus), foi também superior ao normal, de acordo com o boletim.

No que diz respeito à precipitação ocorrida nos meses de Junho a Agosto (26,7 milímetros), foi inferior ao normal e corresponde a cerca de 45% do valor médio.

Entre os três meses de Verão analisados pelo IPMA, apenas o mês de Agosto foi próximo do normal no que se refere à precipitação. Nos restantes meses, os totais foram inferiores ao valor médio, em especial no mês de Junho.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)