Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Salvamento marítimo com resgate médico a mais de 200 milhas da costa Oeste

AGUAS SANTAS 1

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa coordenou, desde o final do dia de ontem e início da madrugada de hoje, uma operação de resgate médico de um tripulante de uma embarcação que apresentava dificuldades respiratórias, que se encontrava a bordo do barco de pesca ‘Águas Santas’, a navegar a 220 milhas náuticas (o equivalente a mais de 400 km) a oeste de Peniche.

O alerta foi recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa ao final da tarde, através de contacto telefónico do mestre da embarcação (foto de arquivo). Em comunicado enviado ao ALVORADA, a Marinha explica que “de imediato foi realizada a articulação com todas as entidades para corresponder à devida e necessária assistência do tripulante, do género masculino, com 24 anos”.

Após avaliação médica por parte do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-Mar) foi confirmada a urgência da evacuação médica e foi enviado um helicóptero ‘Merlin’ EH-101, da esquadra 751, acompanhado por uma segunda aeronave, C-295 da esquadra 502, ambas da Força Aérea Portuguesa, devido à distância em que ocorreu o resgate a mais de 200 milhas. Ainda segundo o comunicado enviado esta tarde, “os meios empenhados efectuaram trânsito para a Base Aérea do Montijo onde aguardava uma ambulância do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica que efectuou o transporte do indivíduo para o Hospital do Barreiro, onde deu entrada em situação estável”.

A embarcação pesqueira portuguesa ‘Águas Santas’, construído em 1987 e com capacidade de carga de 148 toneladas, tinha saído este sábado do Porto de Vigo, na Galiza - Espanha, encontrando-se a navegar com rumo a sudoeste.

De sublinhar que o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa é um dos órgãos do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, que funciona no âmbito da Marinha, sendo o serviço responsável pelas acções de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações em águas territoriais portuguesas.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Carlos António Perez da Silva/Marine Traffic (arquivo)