Encerramento das grandes superfícies aos domingos e feriados chumbado pela Assembleia da República
- Categoria: Sociedade
- 27/06/2025 15:32
O encerramento das grandes superfícies aos domingos e feriados e o limite da sua actividade até às 22h00 foi hoje chumbado na Assembleia da República.
O assunto tinha sido discutido na sessão plenária de quinta-feira, na qual a grande maioria dos partidos já tinha desvendado o seu sentido de voto, deixando claro o chumbo das propostas.
Um grupo de cidadãos apresentou uma proposta de alteração ao regime dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Esta proposta, subscrita por mais de 23.000 pessoas, previa o encerramento do comércio aos domingos e feriados e a redução do período de funcionamento destes espaços até às 22h00.
PSD, PS, IL e CDS-PP votaram hoje contra esta proposta, o Chega absteve-se e as restantes forças políticas votaram a favor.
O Bloco de Esquerda apresentou um projecto de lei que também tinha em vista o encerramento das grandes superfícies comerciais aos domingos e feriados. O diploma contém uma excepção para os cinemas e estabelecimentos de restauração. Este projecto foi rejeitado pelo PSD, Chega, IL e pelo CDS-PP, enquanto os restantes partidos votaram a favor.