Vigilância das praias fora da época balnear será reforçada no próximo ano garante Governo
- Categoria: Sociedade
- 16/06/2025 15:23
As praias portuguesas vão ter, no próximo ano, vigilância fora da época balnear para se tentar evitar mortes por afogamento, anunciou hoje a ministra do Ambiente, em Carcavelos, no concelho de Cascais.
“Estamos também a rever o modelo para que no próximo ano, fora da época balnear, haja equipas mais flexíveis, mais ao fim de semana, dependendo do estado do tempo, para que haja vigilância durante todo o ano”, disse Maria da Graça Carvalho, na cerimónia que assinalou o início oficial da época balnear na Praia de Carcavelos, no distrito de Lisboa.
Lembrando que este ano ocorreram “mortes fora da época balnear, em praias que não estavam vigiadas”, a ministra disse querer “evitar que isso volte a acontecer ou, pelo menos, minimizar” a possibilidade dessa ocorrência.
Dois mortos, 14 salvamentos e 58 acções de primeiros-socorros nas praias portuguesas em Maio é o balanço que a Autoridade Marítima Nacional (AMN) fez do primeiro mês da época balnear de 2025.
Segundo a AMN, foram registados, entre 1 e 31 de Maio, 14 salvamentos, 58 acções de primeiros-socorros e duas vítimas mortais por afogamento, na praia de Pedrógão, no distrito de Leiria, zona balnear não vigiada à altura do acidente - dia 25 - pois a época balnear só vigora naquela praia de 7 de Junho a 14 de Setembro.
Oficialmente, o início da época balnear ocorre a 1 de Junho, mas os municípios são livres de a começar antes ou depois dessa data.