Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Marinha elogia apoio das empresas ao projecto de patrulhamento de praias não vigiadas

seawath 2025

O Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional destacou hoje o papel das empresas no apoio ao projecto 'Seawatch', de patrulhamento em praias não vigiadas, na entrega de 36 viaturas ao Instituto de Socorros a Náufragos

Não é demais sublinhar o facto de haver empresas privadas que, numa lógica de responsabilidade social, se disponibilizam a estabelecer esta parceria, neste caso, com a Autoridade Marítima Nacional, através do Instituto Socorros a Náufragos (ISN)”, disse o almirante Nobre de Sousa na cerimónia de entrega das viaturas realizada hoje em Setúbal.

É um grande desafio patrulhar 350 km de praias não vigiadas, no sentido de acorrer a eventuais acidentes, porque não temos um dispositivo permanente de apoio aos banhistas e de socorro a náufragos. Para essas áreas, nós contamos com este projecto, o 'SeaWatch', apoiado pela SIVA, que nos disponibiliza as viaturas, pela BP, que nos disponibiliza o combustível, pela Agea Seguros, que patrocina toda a envolvente de seguros associada ao projeto” acrescentou o almirante Nobre de Sousa, em declarações aos jornalistas no final da cerimónia.

As 36 viaturas da Volkswagen, 34 Amarok e duas ID. Buzz, que serão distribuídas pelo território Continental e pelos Açores no âmbito do projecto 'SeaWatch', vão permitir dar algum apoio aos banhistas que frequentam praias não vigiadas, apesar dos apelos reiterados da Autoridade Marítima Nacional para que deem preferência a praias vigiadas com nadadores-salvadores. A Capitania do Porto de Peniche, que tem uma área de actuação na costa entre os concelhos das Caldas da Rainha, a norte, e de Torres Vedras, a sul (abrangendo ainda os concelhos de Óbidos, Peniche e Lourinhã) vai continuar a dispor, tal como no passado, de uma destas viaturas atribuídas ao projecto 'SeaWatch'.

Questionado pelos jornalistas sobre o número de nadadores-salvadores disponíveis para a próxima época balnear, o responsável da marinha adiantou que o ISN já certificou 4.360 nadadores-salvadores, número que ainda deverá aumentar, uma vez que há exames de certificação até final de Junho.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)