Bancos Alimentares realizam nova campanha de recolha de alimentos nos dias 31 de Maio e 1 de Junho
- Categoria: Sociedade
- 26/05/2025 16:36
A primeira campanha nacional de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome deste ano realiza-se no próximo fim-de-semana, dias 31 de Maio e 1 de Junho. Uma vez mais, esta iniciativa destina-se a angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço), para além de incentivar a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa e sensibilizar a comunidade para as carências alimentares que afectam muitas famílias.
Para além desta ‘Campanha Saco’, existem ainda a ‘Campanha Ajuda Vale’, que decorre de 29 de Maio a 8 de Junho, através de vales de produtos seleccionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum), em que cada vale representa uma unidade do produto (por exemplo, 1 litro de azeite, 1 litro de leite, etc.) e inclui um código de barras próprio, através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao realizar o pagamento, o dador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.
Existe igualmente a ‘Campanha Online’, através da plataforma www.alimentestaideia.pt que permite a doacção de alimentos online e assim a participação na campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes. O pagamento é feito por Multibanco, tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra online, ou cartão de crédito, usando a referência e o código que são enviados automaticamente por correio electrónico, assim como o recibo de donativo com relevância fiscal, concluída a doação.
Num comunicado enviado ao ALVORADA, o Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste refere que na região Oeste, que abrange os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche, o produto da campanha é distribuído localmente às cerca de 9.850 pessoas com carências alimentares comprovadas, através das 63 Instituições de Solidariedade Social parceiras, previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.