Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autoridade Marítima Nacional reforça a importância da adopção de comportamentos de segurança

AMN II

A previsão do tempo aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal, pelo que a Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselha a população a adotar comportamentos de segurança, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a AMN reforça os comportamentos de segurança, através da campanha de sensibilização 'Mar de Inverno', lançada a 6 de Dezembro, que toda a comunidade marítima e a população em geral deverão adoptar. Essas regras passam por reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de protecção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda. Outro alerta, para a pesca lúdica, que os pescadores reforcem a atenção, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Por último, alerta que fora de época balnear não vá a banhos, nem vire as costas a mar, vigie sempre as crianças. Numa situação de perigo deve-se ligar ao 112.​ “Lembre-se: O final feliz também depende de si”, aconselha a AMN.

Texto: ALVORADA com comunicado da AMN