Stop anuncia greve em período de provas escolares em Fevereiro
- Categoria: Sociedade
- 28/01/2025 12:41
O Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) anunciou hoje uma greve a todo o trabalho relacionado com as provas-ensaio que os alunos dos 4º, 6º e 9º anos realizam em Fevereiro para testar o formato digital.
“Vai haver uma greve a partir do dia 10 de Fevereiro a estas provas-ensaio, a todo o seu serviço, seja de aplicação, vigilância, supervisão ou de qualquer serviço associado”, anunciou Daniel Martins, da direcção do Stop.
Além da realização das provas, que o sindicato considera não servir qualquer propósito e acrescentar mais trabalho burocrático à lista de tarefas dos professores, o Stop critica o recurso a uma “bolsa solidária” de docentes para a correcção das provas.
“De solidária esta bolsa não tem nada, porque não é voluntária, são os directores que vão indicar os professores, e é impor trabalho gratuito e chamar-lhe bolsa solidária. Achámos que isto é uma afronta”, criticou o dirigente sindical.
Os alunos dos 4º, 6º e 9º anos vão realizar provas-ensaio entre os dias 10 e 28 de Fevereiro para testar o formato digital e identificar eventuais falhas antes das provas finais de 3º ciclo e das provas ModA em Maio e Junho.
Texto: ALVORADA com agência Lusa