Estado do tempo na quadra natalícia influenciado por anticiclone
- Categoria: Sociedade
- 21/12/2024 10:39
O estado do tempo em Portugal Continental nesta quadra natalícia, mais especificamente entre hoje e quinta-feira, vai ser influenciado por um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores e deslocando-se para a Europa a partir de terça-feira, véspera de Natal.
Segundo o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevêem-se dias de céu geralmente limpo, apresentando temporariamente alguma nebulosidade, em especial na região Norte no domingo. O vento será fraco a moderado de norte, soprando temporariamente forte e com rajadas na faixa costeira e nas terras altas no domingo e segunda-feira, rodando gradualmente para nordeste.
As noites serão frias, com temperatura mínima acima de 5 °C apenas na faixa costeira. Há condições para formação de gelo e geada em todo o território na madrugada deste sábado, em especial no interior Norte e Centro onde a temperatura mínima deverá ficar abaixo de 0 °C, prevendo-se uma pequena subida gradual da temperatura para as noites seguintes.
A temperatura máxima de hoje deverá registar valores até 18 °C em alguns locais da faixa costeira sul e inferiores a 10 °C no interior Norte e Centro, com tendência para uma ligeira subida nos dias seguintes, mas mantendo-se o desconforto térmico no domingo e segunda-feira devido ao efeito do vento mais intenso. Há condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial nos vales dos rios do Norte e Centro.
A segurança rodoviária, em particular durante a noite e manhã, poderá ser localmente afectada pela ocorrência de gelo na estrada e de nevoeiro.
Na costa ocidental as ondas serão de noroeste com altura significativa de 1,5 a 2,5 metros, aumentando para 3 a 4 metros a partir da tarde de domingo, e diminuindo novamente a partir do fim da tarde de segunda-feira. Na costa sul as ondas passam a ser de leste/sueste a partir de sábado, com cerca de 1 metro, atingindo temporariamente altura significativa até 2 metros na terça-feira.
Texto: ALVORADA com agência Lusa