Parlamento recomenda campanha de vacinação nacional contra doença da língua azul
- Categoria: Sociedade
- 13/12/2024 12:16
O projecto de resolução do PS para uma campanha de vacinação do efectivo ovino nacional contra a doença língua azul foi hoje aprovado pelo Parlamento.
A iniciativa recomenda ainda ao Governo que, além da promoção "com urgência" da realização de uma campanha de vacinação, avance também com a criação de medidas de apoio financeiro aos agricultores para fazer face aos prejuízos decorrentes da doença língua azul.
O projecto de resolução foi aprovado com os votos a favor do PS, BE, PCP, Livre e PAN, a abstenção do Chega e o voto contra do PSD, IL e CDS-PP.
Os socialistas recomendam ainda que o executivo liderado por Luís Montenegro ajuste as medidas da PAC (Política Agrícola Comum) para evitar que os produtores fiquem em incumprimento e percam ajudas em consequência da diminuição de animais vitimados pela doença em causa.
Mais conhecida por língua azul, a febre catarral ovina é uma doença viral que afecta ruminantes domésticos e selvagens, não sendo transmissível aos humanos. Na exposição de motivos deste projecto de resolução, os deputados do PS sublinham que a língua azul é uma doença de declaração obrigatória que, quando confirmada numa exploração, implica um impedimento da movimentação animal durante 60 dias, "o que se revela muito penalizador do ponto de vista económico", sendo de admitir que o número real de rebanhos afectados "é maior do que o número de casos comunicados aos Serviços Veterinários Oficial".
O PS salienta ainda que, quando avançou com esta iniciativa (no final de Outubro), a vacina Syvazul BTV 3, apesar de já ter sido autorizada, ainda aguardava tradução para português da respectiva bula. "A vacinação dos bovinos e ovinos é de carácter voluntário e poderá ser aplicada nas áreas afectadas, mediante o cumprimento de um vasto conjunto de procedimentos", lê-se no projecto de resolução.
Texto: ALVORADA com agência Lusa. Foto: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo).