Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Vento, chuva e agitação marítima em Portugal continental

IPMA logo 2

BERT é o nome atribuído pela MET ÉIREANN (Serviço Meteorológico da Irlanda) a uma depressão que hoje ocorre e, apesar de Portugal continental não ser directamente afectado, uma superfície frontal fria que lhe está associada, atravessará o território entre o final de domingo e a manhã segunda-feita.Assim, prevê-se um aumento da intensidade do vento a partir de hoje, que soprará do quadrante sul com rajadas que, ao longo do domingo e até à madrugada de segunda-feira, poderão atingir valores da ordem de 75 a 85 km/h no litoral a norte do Cabo de Sines e de 90 a 100 km/h nas terras altas, segundo um comunicado do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Temporariamente, à passagem da superfície frontal, no final de dia 24, as rajadas poderão atingir os 95 km/h no Minho e 110 km/h nas serras da referida região.

A precipitação será por vezes forte nas regiões Norte e Centro entre o final da tarde de domingo e a madrugada de segunda, com valores acumulados que poderão atingir os 30 a 50 mm, em especial no Minho e Douro Litoral e nas regiões montanhosas. Na região Sul, os acumulados serão menores, mas a chuva poderá ser temporariamente forte a norte do Baixo Alentejo, e ocasionalmente acompanhada de trovoada.

Salienta-se igualmente a agitação marítima, que irá aumentar no domingo, com ondas do quadrante sul entre 2 a 3,5 metros, passando a ondas de noroeste e aumentando para 4 a 5 metros na segunda-feira na costa ocidental, em especial a norte do Cabo Raso. O IPMA emitiu aviso de rajada para o litoral a norte do Cabo de Sines e para as terras altas das regiões Norte e Centro e de precipitação para todo o continente, com excepção do Algarve.

Aconselha-se o acompanhamento da situação meteorológica e dos avisos ao longo dos próximos dias.

Texto: ALVORADA com comunicado do IPMA