Cancro da cabeça e pescoço: campanha ‘Make Sense’ foca-se na equidade de acesso
- Sociedade
- 09/09/2024 15:26
A campanha ‘Make Sense’, uma iniciativa internacional dedicada a aumentar a consciencialização sobre o cancro da cabeça e pescoço, inicia a sua 12ª edição este ano focada em destacar a necessidade de progresso e equidade em todos os aspectos da prevenção, diagnóstico e tratamento desta doença. Liderada em Portugal pelo Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP), esta campanha tem como objectivo “aumentar a consciencialização sobre os sinais e sintomas do cancro da cabeça e pescoço, incentivando o diagnóstico precoce”, mas também “garantir que todos os doentes tenham acesso ao tratamento adequado e atempado, independentemente da sua localização ou condição socioeconómica”, refere o GECCP num comunicado enviado ao ALVORADA.
Este tipo de cancro, cujos sintomas iniciais são frequentemente confundidos com condições benignas é, segundo o GECCP, diagnosticado tardiamente na maioria dos casos. “Em Portugal, entre 2.500 a 3.000 pessoas são diagnosticadas anualmente com esta doença, e mais de metade dos casos são detectados em fase avançada, comprometendo significativamente as hipóteses de cura e a qualidade de vida dos doentes”, adianta o comunicado.
Os principais sintomas, que podem ser confundidos com condições menos graves, incluem: aftas, feridas na boca, dor de garganta, rouquidão, sangramento nasal e inchaços no pescoço. A grande diferença é a sua duração - quando são sintomas de cancro, não desaparecem ao fim de três semanas.
Segundo explica o GECCP, quando diagnosticado precocemente, o cancro da cabeça e pescoço “é altamente curável”, com taxas de cura entre 80% e 90%. Em contraste, a taxa de cura desce para 40% a 50% em estádios avançados. “Por este motivo, a campanha procura divulgar amplamente os sinais e sintomas do cancro da cabeça e pescoço, incentivando a população a procurar assistência médica atempadamente”.
Este ano, a campanha ‘Make Sense’ visa também aumentar a consciencialização sobre as estratégias de prevenção, incluindo a importância da vacinação contra o HPV para todos os géneros e procura divulgar amplamente os sinais e sintomas do cancro da cabeça e pescoço, incentivando a população a procurar assistência médica atempadamente.
Para que esta temática também impacte a geração mais jovem, a campanha incluirá acções de sensibilização em escolas com sessões informativas, assim como rastreios de norte a sul do país.
Mais de 10% dos municípios do país mostraram interesse em aderir às actividades de rastreio junto da população, sendo que já estão agendados rastreios no Hospital de Braga, Municípios do Cadaval, Celorico da Beira, Freixo de Espada à Cinta, Marco de Canaveses, Mogadouro, Monchique, entre outros.
Estão também programadas sessões informativas para profissionais de saúde de modo a aprofundar o conhecimento e as competências dos médicos e enfermeiros no tratamento e acompanhamento de doentes com esta patologia. Para encerrar a semana, haverá também uma caminhada de sensibilização em Leiria, no dia 21 de Setembro.