Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Cinco reclusos fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus no concelho de Azambuja

Prisao de alcoentre

Cinco reclusos fugiram hoje do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho de Azambuja, pelas 10h00, alertou a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Segundo um comunicado deste organismo tutelado pelo Ministério da Justiça, uma avaliação preliminar, através das imagens de videovigilância, aponta que os cinco homens terão fugido pelas 10h00 “com ajuda externa através do lançamento de uma escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior”. Ainda segundo a DGRSP, “conforme o protocolo, foram feitas imediatamente comunicações devidas aos órgãos de polícia criminal com vista à recaptura dos evadidos”, acrescenta o comunicado. Foi também aberto processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspecção, coordenado por um magistrado do Ministério Público.

A DGRSP revela ainda que os reclusos evadidos são Fernando Ribeiro Ferreira (61 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto),  Rodolf José Lohrmann (59 anos, condenado a 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais), Mark Cameron Roscaleer (39 anos, condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo), Shergili Farjiani (40 anos, condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtracção e falsificação de documentos) e Fábio Fernandes Santos Loureiro (33 anos, condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coacção sobre funcionário e condução sem habilitação legal). Para além de portugueses, entre os reclusos, estão homens de nacionalidade argentina, georgiana e inglesa.

Segundo avança o 'Expresso', estarão a decorrer buscas em todo o país, de forma discreta, tendo a fuga sido detectada ao meio-dia, durante a chamada para o almoço. Já o ‘Correio da Manhã’ noticia que os reclusos fugiram pelo pátio e terão tido apoio exterior de três indivíduos que terão colocado uma escada para ajudar os homens a saltar a rede que cerca a cadeia. “No lado de fora, estaria uma viatura de fuga, um Mercedes preto de pequenas dimensões”, refere o jornal

A população prisional do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus é essencialmente constituída por reclusos condenados em penas de longa duração, existindo um número muito significativo de reclusos estrangeiros. Com lotação para 560 reclusos, está classificado pela DGRSP com nível de segurança alta e um grau de complexidade de gestão elevado.

Texto: ALVORADA com lusa e comunicado da DGRSP
Fotografia: Pe. Ricardo Jacinto/Ecclesia (arquivo)