Escolas do Oeste e Vale do Tejo já se podem candidatar ao Prémio Sonae Educação de 150 mil euros
- Sociedade
- 11/06/2024 17:15
As escolas públicas e privadas da região Oeste e Vale do Tejo, bem como as associações que desenvolvem projectos inovadores na área da educação, já têm a possibilidade de se candidatar ao Prémio Sonae Educação, que vai distribuir 150 mil euros pelos projectos vencedores, foi hoje anunciado pela Sonae. O prémio tem como objectivo promover a inovação e a inclusão na educação em Portugal, distinguindo projectos que contribuam para melhorar o acesso e a qualidade da educação em Portugal, em todas as fases do ciclo de aprendizagem.
Depois da primeira edição, que contou com mais de 400 candidaturas, em 2024 a Sonae decidiu aumentar em 50% o valor monetário do prémio, de 100 mil para 150 mil euros, “visando estimular o surgimento de mais iniciativas inovadoras na área da Educação em Portugal e reforçar o número de projectos apoiados. O objectivo é premiar projectos que promovam abordagens educativas inovadoras e que, por via da educação, qualificação ou requalificação, contribuam para a mitigação de factores de desigualdade ou exclusão, fomentando uma sociedade mais inclusiva, capacitada e resiliente”, refere o grupo num comunicado enviado ao ALVORADA.
Nesta segunda edição, a Sonae decidiu alargar a possibilidade de candidaturas a qualquer tipo de entidade, seja de natureza pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, “desde que focadas no impacto social da sua intervenção no âmbito da educação, qualificação ou requalificação”. Deste modo, pela primeira vez, as escolas públicas podem candidatar-se ao Prémio Sonae Educação e beneficiar do apoio financeiro e do ‘know-how’ da Sonae.
As candidaturas estão abertas até 30 de Junho e podem ser efectuadas através do site https://premiosonaeeducacao.pt/formulario/. As entidades podem candidatar-se com um ou mais projectos, mas apenas um poderá ser premiado. No total, o valor do Prémio Sonae Educação será dividido por três ou mais projectos.