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COVID-19: CTT antecipam emissão de vales e alargam prazo de pagamento das pensões

CTT embalagem

Os CTT vão antecipar a emissão e pagamento dos vales em dois dias úteis e fasear a distribuição, durante oito dias, de modo a minimizar o risco de afluência aos locais de pagamento e de contágio. Os próximos vales serão emitidos amanhã, dia 1 de Abril, e serão distribuídos até 9 de Abril.

A empresa revela em comunicado enviado ao ALVORADA que esta decisão foi tomada “cientes da importância em manter a segurança e bem-estar dos pensionistas portugueses no actual contexto de pandemia Covid-19 e do Estado de Emergência”. Trata-se, assegura os CTT, a implantação de “uma série de medidas mitigadoras de contágio no âmbito do pagamento das pensões no mês de Abril”.

Os CTT garantem que vão reforçar o serviço de pagamento de Vales ao Domicílio pelo carteiro, permitindo que cerca de 100 mil dos 370 mil pensionistas que recebem mensalmente os vales não tenham de se deslocar para fazer o recebimento da sua pensão. Os CTT lembram que os vales têm a validade de um mês, pelo que os pensionistas que não necessitem poderão não efectuar o levantamento nos primeiros dias. Além disso, os pensionistas em caso de necessidade, podem pedir através da linha CTT a substituição do respectivo vale, por um novo período de 30 dias, fazendo a troca do mesmo numa loja CTT.

Neste período de pagamento de vales, de 1 a 9 de Abril, os CTT terão 34 lojas com horários alargados, a funcionar das 9h00 às 13h30 e das 14h30 às 17h30, para fazer face à afluência. Mas nesta lista apenas figura uma da região Oeste: a Loja CTT Torres Vedras. Os CTT asseguram também que existe um Ponto de Contacto (Loja ou Posto de Correio) em cada município durante o período do pagamento das pensões

“Este reforço é uma importante medida de mitigação, evitando a saída dos pensionistas do seu domicílio, que será levado a cabo pela rede de carteiros dos CTT, que se mantêm operacionais num espírito hercúleo de proximidade e serviço às populações”, prossegue o comunicado da empresa. O serviço será disponibilizado gratuitamente, assumindo os CTT integralmente este custo, nas zonas do país onde têm uma maior capacidade operacional para realizar a entrega em casa.

Os CTT lembram ainda que os vales são um meio de pagamento endossável, por isso, com a assinatura do pensionista no verso do vale e fazendo-se acompanhar do documento de identificação do pensionista e da sua própria identificação é possível que um terceiro (familiar, cuidador ou amigo) possa efectuar o levantamento do vale. Os vales, devidamente endossados, podem ser depositados na conta do próprio ou em conta de terceiros, sendo possível estes disponibilizarem as verbas aos pensionistas, mesmo que para isso tenham de aguardar a liquidez em conta, evitando a saída de casa destes cidadãos.

Os CTT pagam cerca de 370 mil vales por mês e “encaram com enorme responsabilidade o papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa e na preservação da segurança e bem-estar dos seus trabalhadores e clientes, incluindo os pensionistas”.

No âmbito das iniciativas de mitigação de risco associadas à pandemia Covid-19 foram implementadas medidas que visam minimizar os impactos na disponibilidade da sua rede de retalho e na distribuição postal, “preservando a integridade dos trabalhadores e clientes”. As Lojas CTT implementaram o atendimento à porta fechada, de forma a minimizar a permanência de clientes em loja e para garantir o distanciamento entre cada cliente. Assim, apenas poderão permanecer na loja os clientes que estão a ser atendidos. A fila de espera é efectuada à porta da loja, garantindo que os clientes em espera o façam num local arejado e que mantenham a distância mínima sugerida e foi reduzido o horário de atendimento, das 9h00 às 13h30.

Os colaboradores dos CTT poderão usar máscara, luvas e gel desinfectante no atendimento aos clientes. Foi colocada uma fita colorida sinalizadora no chão por forma a manter a distância de segurança entre o colaborador e o cliente e um painel acrílico entre o atendedor e o cliente, para reforço da protecção. “Os CTT estão muito focados na actual problemática Covid-19 e acompanham em permanência todas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e a evolução dos factos, de modo a adaptar os procedimentos internos de minimização de eventuais contágios, sempre que se justifique”, destaca ainda a empresa. Os CTT, mantendo a prestação de um serviço de qualidade e a proximidade às populações, apelam também ao seguimento rigoroso das recomendações da Direcção-Geral da Saúde, por forma a garantir a segurança dos clientes, mas também dos colaboradores dos CTT.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CTT