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Assinatura Digital

Rede de telemóvel britânica bloqueia SMS de activação da Chave Móvel Digital

comunidades portuguesas

Uma das maiores operadoras de telemóvel britânicas está há vários meses sem transmitir as mensagens de texto que permitem a activação da Chave Móvel Digital, afectando utentes dos consulados. 

O cônsul-geral em Londres, Luís Leandro da Silva, confirmou à agência Lusa que existem "dificuldades específicas" com a rede EE, que se fundiu recentemente com a British Telecom, e com as respectivas operadoras móveis virtuais.

Em causa está a recepção por portugueses residentes no Reino Unido dos códigos de confirmação que permitem a activação da Chave Móvel Digital (CMD) na respectiva aplicação móvel. "Esperemos que a situação possa vir a ser ultrapassada no mais breve espaço de tempo possível", disse, embora não saiba quando.

O diplomata confirmou que a dificuldade "está circunscrita" à EE/BT e eventualmente a operadoras que usam a mesma rede, como a 1pMobile, Lycamobile ou a Utility Warehouse. "Esse universo da British Telecom e das suas associadas neste momento tem essa limitação em relação à Chave Móvel Digital", disse. O cônsul afirmou estarem a ser consideradas "outras possibilidades para se contornar esta situação através de outra solução técnica".

Desde meados do ano passado que a operadora britânica deixou de aceitar mensagens de números de telemóvel estrangeiros enviadas em grande quantidade para combater actividade fraudulenta.  A CMD é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite aceder e realizar serviços 'online' de entidades públicas e privadas, tais como banca, telecomunicações, energia, saúde, turismo, entre outros. Além disso, é ainda possível assinar documentos digitalmente, ou ter os documentos de identificação no telemóvel. A falha é uma contrariedade para o consulado-geral de Portugal em Londres, que tem vindo a promover a adesão aos serviços consulares através da Internet, e para os quais é essencial o uso da Chave Móvel Digital.

Actualmente é possível pedir remotamente, usando a CMD, a renovação do Cartão do Cidadão, alteração de morada ou a emissão do certificado de nascimento. A Chave Móvel Digital também um meio privilegiado para conseguir marcações de atendimento presencial na plataforma de agendamento 'online', onde o Consulado-Geral de Londres coloca disponível diariamente 40 a 50 vagas exclusivamente para quem faça o acesso com a CMD. Leandro da Silva disse que dezenas de milhares de utentes do consulado já usam esta modalidade.

Texto: ALVORADA com agência Lusa