Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Câmara Municipal de Peniche aprova voto de louvor de agradecimento e de reconhecimento

penicheficaemcasa

A Câmara Municipal de Peniche aprovou, a 27 de Março, um voto de louvor de agradecimento e de reconhecimento dirigido à população do concelho pelo comportamento adoptado no âmbito da pandemia do Covid-19.  

Este louvor e reconhecimento são, segundo o presidente Henrique Bertino, para os profissionais de saúde; bombeiros voluntários; agentes das forças de segurança e controlo; trabalhadores municipais que continuam a recolher lixo, limpar as ruas quando é necessário, desinfectar equipamentos e espaços, realizar funerais, operar no Mercado Municipal, preparar processos e outros procedimentos, em alerta permanente para intervir em situações de emergência, distribuir refeições pelos alunos carenciados, com a responsabilidade de informar; equipa de apoio social em permanente alerta e a intervir sempre que para tal é solicitada; farmacêuticos e seus trabalhadores; trabalhadores dos lares; trabalhadores dos supermercados; padarias, peixarias e demais estabelecimentos que estão abertos; agricultores; pescadores e trabalhadores da lota; conserveiras e a todos os outros que continuam a laborar e a produzir; camionistas; a todos quantos continuam a manter o apoio a quem não pode sair de casa; comunicação social que nos mantém informados; muitos voluntários que prestam apoio às pessoas; voluntários que passeiam os animais recolhidos; professores que continuam a dar aulas; famílias de todos os profissionais que estão permanentemente em risco; e aos que estão em casa a partilhar o sofrimento de todos os outros.

A autarquia deixa ainda um agradecimento aos autarcas das freguesias, seus colaboradores e voluntários que têm estado a intervir; aos agricultores de Atouguia da Baleia e de Ferrel que têm estado a colaborar nas acções de desinfecçção dos espaços públicos; e um particular registo ao coordenador da Protecção Civil e à sua equipa permanentemente disponível. “A todos os referidos e a todos os outros a Câmara Municipal de Peniche aprova um voto de louvor de agradecimento e de reconhecimento”.

Na sua página da internet, o Município de Peniche escreveu ainda, no âmbito deste voto de louvor: “Neste tempo de medo, de angústia e de sofrimento. Neste tempo de ausência de abraços, de beijos e de afectos. Neste tempo de falta de gente nas ruas, nas praças, nas praias e nos jardins. Neste tempo que não parece primavera, mas em que os pássaros continuam a cantar, as folhas continuam a nascer e as flores insistem em florir. É o tempo de sofrimento, luta e resistência. É o tempo da determinação e da esperança no amanhã. É o tempo de acreditarmos que vamos conseguir vencer o inimigo. São os dias em que acordamos a pensar na vida, na sobrevivência, nos que não vamos conseguir salvar. É a angústia de conhecer diariamente a frieza dos números e de quantos mais partiram. É o tempo de espera para que finalmente a situação se inverta. É a esperança de conseguirmos ultrapassar rapidamente este pesadelo. É o tempo e é o dia de nos lembrarmos e agradecermos aos que nestes dias trabalham para pouparmos vidas, sobrevivermos e deixarmos este sentimento de prisão”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados