Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Agradecimento ao Serviço Nacional de Saúde

Quando muito se fala e com razão, das inúmeras carências do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente em recursos humanos, quero deixar expresso o meu mais profundo reconhecimento pelo que dele tenho recebido.

Hoje com 81 anos, foi pelos 40, que soube ser diabético. Valeram-me os cuidados do Dr. Espadinha do Centro de Saúde da Amadora.

Passaram-se os anos e já reformado, vim parar à Atouguia da Baleia. Quis a sorte (para mim a Mão de Deus), ter vindo a ser minha Médica de Família a Drª Leonor Matias. Com 40 anos de trabalho na Indústria Farmacêutica, foram milhões as vezes que ouvi referir os malefícios do tabaco. Ouvi sim, mas só o escutei aquando da primeira consulta com a referida médica. Nesse dia deixei de fumar; entrei tempos depois no seu Quadro de Honra de não fumadores tendo ficado com o número 5 desse ano. Quão forte foi o incentivo dessas palavras, baluarte para não retroceder.

Por grande gentileza, aceitou-me como seu utente quando se transferiu para a Unidade de Saúde Familiar D. Jordão, na Lourinhã, onde a continuação da excelência do seu trabalho são o suporte das longevidades saudáveis, minhas e da minha mulher. Aproximou-se da sua residência, sentimo-nos órfãos, deixou a mesma saudade que, ainda hoje existe na Atouguia da Baleia, mas desejamos-lhe sinceramente as maiores venturas.

Quero ainda expressar um veemente agradecimento a todo o Corpo Clínico desta Unidade de Saúde que, num esforço sobre humano, está a colmatar a falta dum elemento com trabalho de igual excelência. Bem-Hajam. Desejo também fazer um merecidíssimo agradecimento às Sras. enfermeiras inicialmente, Elisabete Barreto e desde há muito anos, Eveline Silva que com a sua competência, disponibilidade e amabilidade têm sido o indispensável complemento da acção médica e o suporte da saúde dos pés dum diabético. Igualmente, uma palavra de reconhecimento pela eficácia, simpatia e prestimosidade das senhoras da recepção e do pessoal de segurança que nos fazem sentir como que num estabelecimento privado.

António Emanuel Gonçalves Machado da Silva
Bolhos