Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Vamos libertar os cães das correntes

A Associação Projeto JAVA gostaria de sensibilizar a população para a importância de não manter os animais presos à corrente, nomeadamente cães.

O animal perde a sua função de guarda por não conseguir proteger o território onde está, pode sentir atrofia muscular e do esqueleto uma vez que o estar preso à corrente não lhe permite qualquer tipo de mobilidade, como andar ou correr.

Muitas vezes as condições em que estes animais se encontram apresentam falhas graves por não terem sombra, abrigo, água ou comida e apresentarem faltas de higiene e de salubridade.

Sabendo que o cão é um animal altamente sociável e com espírito protetor dos seus donos e do seu espaço, é desumano e cruel prender um animal a uma corrente, em muitos casos, durante toda a sua vida.

O argumento de que a corrente é comprida não serve o efeito. O argumento de que o animal foge também não é válido. Há sempre soluções alternativas, como por exemplo:

1 - Vedar os espaços

2 - Educar o animal a manter-se no seu espaço territorial

3 - Sensibilizar os donos para que ao animal partilhe também o seu espaço doméstico.

A Associação Projeto JAVA apela à sensibilização da população!

Apelamos também à responsabilidade social corporativa das empresas e demais entidades do concelho da Lourinhã que se juntem a nós, nesta causa, com materiais e mão de obra úteis à vedação de espaços, para que possamos em conjunto contribuir para todos.