Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Homenagem, reconhecimento, agradecimento e amizade!

Isabel Mateus é um nome que se confunde com Lourinhã Capital dos dinossauros, tal é a sua importância na história da paleontologia no Concelho da Lourinhã.

Íamos trabalhar em arqueologia para o campo e tropeçávamos nas peças de paleontologia, que se metiam debaixo dos nossos pés a dizer para as recolhermos e estudámos. Assim demos o passo de avançarmos para a área da paleontologia e de criarmos um museu porque começávamos a ter uma coleção que já merecia ser exposta”. (Isabel Mateus)

Evoco a dedicação e o saber com que orientou a sua vida ao serviço da família, da profissão e do seu entusiasmo pela procura constante em potenciar, proteger e divulgar o gosto e a cultura pela importância dos achados arqueológicos e paleontológicos, bem como a persistência junto dos órgãos autárquicos, na procura de apoios e “pontes” fundamentais para erguer e sedimentar aquilo que veio a ser a paleontologia na Lourinhã.

Um privilégio com mais de quatro décadas, percurso, repleto de paixão pela arqueologia e paleontologia em ciência, encontrei os seus desafios exigentes, sempre novos, abertos e intensos, assim como o incentivo permanente, a confiança e uma valiosa amizade.

O seu exemplo de entrega à causa da paleontologia, o seu exemplo de dedicação à comunidade de que era parte assumida e integrante, a sua consciência diariamente repetida de uma cidadania ativa nos exige que a destaquemos. Cidadã empenhada e empreendedora, orgulho dos seus e orgulho nosso e da região e concelho a que pertencemos.

Honra lhe seja feita, à sua memória; e prestamos-lhe sentida e merecida homenagem, aquela que só aos melhores dos melhores é devida.

Obrigado, Isabel Mateus!

António Alberto Carvalho Santos, presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã