Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Centro Hospitalar do Oeste implementa medidas de contenção para o COVID-19

Hospital Peniche

As medidas de contenção do CHO - Centro Hospitalar do Oeste para o novo coronavírus, o COVID-19, foram esta sexta-feira reveladas pelo Conselho de Administração que, em comunicado enviado ao ALVORADA, refere que “visam reforçar a segurança de utentes, visitantes e profissionais nas três unidades hospitalares”.

As medidas de prevenção que entraram em vigor nos hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, incluem várias recomendações para as visitas, nomeadamente apenas uma visita por dia por doente, um acompanhante durante 24h00 na Pediatria e, no Bloco de Partos, a grávida mantém o direito ao acompanhamento pelo pai do bebé. Já quanto à Unidade de Cuidados Especiais Neonatais, mantém-se o acompanhamento pelos pais. No Internamento de Obstetrícia é mantido o acompanhamento pelo pai das 9h00 às 20h00 e visita dos irmãos às 19h00. As restantes visitas não são permitidas.

O CHO informa a população que se alguém tiver febre, tosse, expectoração e/ou falta de ar não pode realizar a visita. Por outro lado, se esteve fora do país ou contactou com pessoas que estiveram fora do país nos últimos 14 dias (provenientes da China, Coreia do Sul, Irão, Singapura, Japão e Itália) não deve realizar a visita a nenhum dos hospitais. “Informa-se ainda, que até ao momento, o Centro Hospitalar do Oeste não registou casos de Coronavírus”, esclarece a instituição hospitalar pública.

O Conselho de Administração do CHO aproveita para relembrar a população que, na presença de sintomas como febre, tosse, falta de ar e cansaço, em situação de regresso de países de risco ou caso tenha existido um contacto com doentes, não se deve recorrer às urgências hospitalares mas contactar a linha telefóica SNS 24: 808 24 24 24.

O CHO tem em fase de implementação o Plano de Contingência que foi elaborado para responder ao novo coronavírus. Em resposta ao ALVORADA, a instituição assegura que “está a tomar as medidas recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e a criar mecanismos de resposta adaptados à sua realidade hospitalar”. Para o efeito foram criadas nas três urgências hospitalares “zonas de isolamento” para os doentes que apresentem sintomas da doença.

O surto do novo coronavírus já infectou em Portugal 13 pessoas. Detectado em Dezembro na China, já provocou 3.456 mortos e infectou mais de 100 mil pessoas em 92 países e territórios. Das pessoas infectadas, mais de 55 mil recuperaram. A Organização Mundial de Saúde declarou a epidemia de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco de contágio para "muito elevado".

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados