Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Torres Vedras inaugura este sábado Monumento ao Carnaval

carnaval de torres vedras 2019

A inauguração do Monumento ao Carnaval de Torres Vedras está agendada para este sábado, dia 1, às 18h30, com início do desfile que irá unir a Praça Sr. Vinho, no Mercado Municipal, à Praça da República. O momento será sucedido pelo Encontro de Gentes, que irá contar com a actuação da Banda Baco, às 21h30, no Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições.

‘Magia & Fantasia’ é o tema desta edição, que decorre entre 21 e 26 de Fevereiro. O programa começa na sexta-feira, dia 21, com o Corso Escolar onde milhares de crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho desfilem pelas ruas do centro da cidade. O dia continua com o Baile de Máscaras Tradição, que reúne seniores de instituições dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Cadaval, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Mafra e Alenquer no Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições. A Chegada e Entronização dos Reis do Carnaval faz-se na Avenida 5 de Outubro.

No sábado, dia 22, decorre o primeiro Corso Nocturno, em que a criatividade e o trabalho de vários meses sai à rua para ser posto à prova no Concurso de Grupos de Mascarados. Uma das novidades da edição deste ano passa pelo momento de divulgação dos premiados deste concurso, que acontece na terça-feira, dia 25, às 15h00. Os corsos diurnos decorrem no domingo, dia 23 e na terça-feira, dia 25, levando grupos de mascarados e carros alegóricos a desfilar pelas ruas do centro da cidade. No domingo os carros espontâneos irão desfilar até às 23h00.

O Corso Trapalhão decorre na noite de segunda-feira, dia 24, e representa as características únicas deste Carnaval: um corso que é “trapalhão” porque é feito da espontaneidade dos seus foliões, onde reina alegria, criatividade e espontaneidade. E porque a animação nunca é demais, todos os corsos fecham com o Tó’Candar PALADIN, que faz dançar os foliões que o seguem ao som das músicas que marcam o Carnaval de Torres Vedras.

Na quarta-feira de cinzas, dia 26, os torrienses juntam-se na Avenida Tenente Valadim para acompanhar o Rei até ao Tribunal de Torres Vedras, onde será julgado pelo reinado de folia dos últimos dias. É hora de despedir do Carnaval olhando o fogo de artifício, enquanto se começa a pensar na máscara do próximo ano.

Entre 21 e 24 de Fevereiro, a Praça Dr. Machado Santos e a Praça Sagres (Jardins de Santiago) prometem animação entre as 22h00 e as 4h00, a que se junta a Praça PALADIN (junto ao Mercado Municipal) nas noites de sábado e segunda-feira. Também nessas noites, a Praça Dr. Alberto Manuel Avelino vai contar com um palco onde a festa se faz com o Arraial Fest, que terá o Toy (no sábado) e o Tio Jel (na segunda-feira) como artistas convidados.

O acesso ao recinto dos corsos do Carnaval de Torres Vedras é condicionado a portadores de bilhete ou livre-trânsito durante os corsos nocturnos e diurnos. O bilhete diário custa 7 euros e dá acesso a um dos corsos. Já o livre-trânsito, que dá acesso aos quatro corsos, custa 14 euros até dia 20 de Fevereiro e 15 euros nos dias 21 e 22 de Fevereiro. A entrada é gratuita para crianças até aos 9 anos, assim como para os desempregados, na terça-feira, mediante apresentação de declaração da Segurança Social de 2020, na entrada da Rua António Batalha Reis.

O Carnaval de Torres Vedras 2020 é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e produzido pela Promotorres E.M.

Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)