Torres Vedras recebeu workshop da 'Floene' sobre Roteiro para a Introdução de Gases Renováveis no Sector Industrial Nacional
- Oeste
- 02/06/2023 15:28
A distribuidora de gás em Portugal, 'Floene', promoveu esta sexta-feira o terceiro workshop do projecto 'Indústria de Futuro - Roteiro para a Introdução dos Gases Renováveis no Sector Industrial Nacional', onde esteve em destaque o contributo que os gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio, podem desempenhar na optimização da eficiência energética e na descarbonização dos processos industriais, assim como os mecanismos regulamentares e de apoio à sua implementação.
A iniciativa, que decorreu no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, foi a terceira de um conjunto de seis que têm vindo a percorrer várias regiões do país e que irão prosseguir no terreno até ao final do ano, integrados num projecto desenvolvido pela 'Floene' para a Indústria, financiado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), e aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Num comunicado enviado ao ALVORADA, a distribuidora de gás referiu que no encontro, ao qual compareceram empresários, industriais, gestores, associações sectoriais, fornecedores de tecnologia, entidades de I&D, organismos municipais e académicos, entre outros players, "esteve em evidência o ponto de situação do desenvolvimento dos gases renováveis em Portugal, incluindo no que diz respeito a questões regulamentares com vista à sua implementação, a poucas semanas do arranque dos primeiros leilões de gases renováveis para uso na indústria".
Numa altura em que, ao nível europeu, são reconhecidas as oportunidades que a introdução destes gases pode trazer para a descarbonização da indústria, "o evento serviu ainda para dar nota de casos práticos relativos à produção, purificação e uso de biometano e hidrogénio verde em processos industriais", adianta a nota.
Gabriel Sousa, CEO da 'Floene' referiu que “o roteiro responde aos desafios actuais da indústria, destacando o papel destes gases na descarbonização e na promoção de uma economia circular, no quadro dos objectivos do programa REPowerEU de aumentar, até 2030, a sua produção e consumo”.
Este responsável salientou ainda que “é cada vez mais evidente a importância dos gases renováveis e das redes de distribuição de gás para o aumento da coesão territorial, promovendo projectos com impacto local positivo”.
Jorge Machado Dias, assessor da Câmara Municipal de Torres Vedras, apresentou o projecto 'Living Lab Green Hydrogen', promovido pela autarquia com o apoio de dezenas de parceiros, e que constitui um polo de partilha de inovação e desenvolvimento, de know how e tecnologia nesta área. “A escolha de Torres Vedras para a realização deste encontro é uma forma de destacar o contributo muito relevante que esta região pretende ter no desenvolvimento de soluções que contribuam para indústrias sustentáveis a nível local, mas também nacional”, afirmou.
A implementação do roteiro passa pela realização dos seis workshops, assim como inquéritos sectoriais e energéticos, seminários e cursos de formação, sendo os resultados apresentados numa conferência no final do projecto.