Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Workshop 'O Património como factor de desenvolvimento para o Bombarral'

workshoppatrimoniobbr

A ADPCCB - Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral, em parceria com o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó - Bombarral, irá promover, a partir das 09h00 do próximo sábado, o workshop ''O Património como factor de desenvolvimento para o Bombarral', onde se pretende analisar, discutir e propor uma Estratégia de Desenvolvimento Integrado para o Concelho do Bombarral que contemple o seu património, "este entendido na sua acepção mais ampla e actual, onde se incluem as vertentes do Património Cultural Material e Imaterial, Natural e Paisagístico", refere a organização numa nota inviada ao ALVORADA.

A iniciativa assentará numa metodologia baseada em reuniões de trabalho em simultâneo, que se debruçarão sobre os seguintes temas: 'Património Natural e Paisagístico. Valorização, educação e divulgação' (dinamizado por Miguel Reis Silva, coordenador executivo do Aspiring Geoparque Oeste); 'Património Cultural Material. Salvaguarda, conservação e valorização dos sítios arqueológicos, bens edificados e móveis' (dinamizado por Carlos Guardado da Silva, historiador e especialista em património); 'Património Imaterial, memória e identidade, Inventário e participação comunitária' (dinamizado por Ana Saraiva, antropóloga e especialista em património cultural imateriall); 'Património, Turismo e desenvolvimento económico. Utilização, rentabilização e gestão' (dinamizado por Luísa Carvalhinho, directora do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó); e 'Património, produção e programação cultural. Acesso e fruição descentralizada' (dinamizado por Mário Nunes, músico e produtor cultural). Cada grupo de trabalho será dinamizado por um elemento da direcção da ADPCCB e por um convidado na área em discussão.

Num plenário final, serão apresentadas e discutidas as conclusões e propostas de cada grupo temático, "daqui resultando não só o enriquecimento formativo dos participantes", como "o seu contributo activo para a construção de uma proposta de estratégia de desenvolvimento integrado do concelho onde o património seja elemento diferenciador e valorizado".

O workshop está integrado na acção de formação 'Património Histórico e Cultural por Terras do Bombarral' (CEFAE - Oeste), mas é aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser efectuadas no formulário AQUI.

Texto: ALVORADA