Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

IPL: Cátedra atribuída à Escola de Artes das Caldas da Rainha renovada até 2026

ESAD CR

O Politécnico de Leiria (IPL) renovou a Cátedra da UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, reorganizada com nova coordenação e novos projectos para avançar este ano.

Associada à Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR),polo do IPL, a Cátedra atribuída em 2018 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) focou-se em gestão das artes e da cultura e da experiência e trabalho de investigação do falecido professor João Bonifácio Serra (1949-2023), cruzando os estudos urbanos e as políticas públicas para a cultura.

Para pedir a renovação à UNESCO, a Cátedra foi reorganizada, com a entrada de uma nova coordenadora técnico-científica, a professora Lígia Afonso, e de uma nova equipa executiva, com os professores João dos Santos, Philip Cabau Esteves, Ana João Romana e Carla Cardoso, com o apoio técnico especializado de Sónia Gonçalves.

Esta renovação, atribuída até ao final de 2026, “dá continuidade às iniciativas dos primeiros anos de vigência da Cátedra, como o Cubículo e o Observatório ‘Living Cities’, e permite retomar actividades em 2023 como o Fórum Artes e Sustentabilidade, o ‘Mirror Identity Drawing’ e o ‘Hermes’”, divulgou hoje o IPL.

De acordo com o IPL a renovação “lança também articulações internacionais com outras cátedras e universidades na participação em projectos de cooperação e representação”, estando diversas publicações entre os projectos previsto para avançar este ano.

Entre eles está a copublicação de ‘Expansive Territories’, de Diogo Alvim e Matilde Meireles, do coletivo OSSO, da copublicação do livro ‘As Gárgulas da Torre do Tombo’, resultado de uma investigação de João Bonifácio Serra, e a publicação de ‘Práticas Artísticas e Sociais Comunitárias’, a partir do encontro ‘Learning from the Territory - Social and Artistic Community Practices’, realizado em Novembro de 2022.

Entre as actividades previstas pelo IPL contam-se ainda a coorganização da Conferência Europeia em Educação Cultural e Direitos Culturais dos Jovens, uma iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA), e do encontro sobre o impacto das práticas musicais no desenvolvimento humano e das comunidades, em parceria com Musicalmente e a Leiria Cidade Criativa da Música.

A instituição irá representar Portugal no Quadro Mundial da UNESCO sobre Educação Cultural e Artística, com a Direcção-geral de Ensino Superior e o Plano Nacional das Artes (PNA), na conferência mundial a realizar nos Emirados Árabes Unidos.

A missão da cátedra está alinhada com o Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO, criado em 1992 com o objectivo de contribuir para o fortalecimento da cooperação interuniversitária, com base na transferência de conhecimento entre universidades e na promoção da solidariedade académica mundial. Portugal tem actualmente 14 cátedras.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)