Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Óbidos compra Convento de S. Miguel das Gaeiras à OesteCIM por 1,1 milhões de euros

Presidente CM Obidos

O Convento de São Miguel, nas Gaeiras, foi hoje adquirido pela Câmara de Óbidos à OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste por 1,1 milhões de euros, informou a autarquia.

A escritura para aquisição do imóvel, datado do início do século XVII e que possui a construção típica de um convento franciscano, foi hoje assinada, sendo o valor da aquisição um milhão e 100 mil euros, "diluído em 10 anos”, divulgou a Câmara Municipal de Óbidos.

Citado numa nota à imprensa, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel (PSD) sublinha que se trata de um “património riquíssimo que justifica este investimento, não só para a sua recuperação, como para a sua salvaguarda”. O autarca reconhece que a câmara terá de fazer um “forte investimento” na recuperação do convento, mas ressalva que “quantos mais anos passassem, maior teria de ser a intervenção”. “O valor proposto era ligeiramente inferior, mas, reconhecendo que a qualidade e potencial do investimento vale a pena, a proposta de pagamento em 10 anos é equilibrada e não coloca em causa outros investimentos necessários para o concelho”, clarifica. Ainda de acordo com o autarca, o imóvel tem “condições ímpares para vários projectos municipais, seja na área da museologia, do desenvolvimento comunitário, ou outras áreas, como a do termalismo”.

O Conselho Intermunicipal do Oeste, reunido a 29 de Setembro, já tinha aceitado a proposta de aquisição do Convento de S. Miguel, por parte do município de Óbidos, tendo a alienação sido deliberada no dia 19 de Dezembro de 2022, na Assembleia Intermunicipal da OesteCIM.

Em 1994, o convento foi adquirido pela Associação de Municípios do Oeste (AMO), que quatro anos mais tarde começou obras de recuperação e restauro que decorreram até ao ano de 2001. Entre 2009 e 2015, o convento foi utilizado como espaço de incubação, com capacidade para 10 empresas, tendo durante cinco anos servido de rampa de lançamento da estratégia da Obitec - Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, que nasceu também em 2009. Em 2015, com a conclusão dos edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, a sede da Obitec foi transferida e o convento deixou a função de incubadora. O imóvel tem sido igualmente palco, ao longo dos anos, de diversas iniciativas locais, nomeadamente a grande exposição de presépios das Gaeiras e também várias iniciativas escolares.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CMO