Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PCP critica socialistas torrienses pelo pedido de demissão do director-executivo do ACES Oeste Sul

PCP

O pedido de substituição do director do ACES Oeste Sul, António Martins, feito pela Comissão Política Concelhia do PS de Torres Vedras, é considerado pelo Organismo de Direcção dos Concelhos do Oeste do PCP como uma demonstração, “mais uma vez (…) a tremenda hipocrisia que este partido político manifesta em relação às questões da saúde”. Em comunicado enviado ao ALVORADA, os comunistas classificação a atitude socialista como uma “tentativa de lavagem de imagem do PS no concelho, responsabilizando o director do ACES Oeste Sul, não pode esconder a sua falta de vontade política para alterar de facto as condições que irão resolver os problemas existentes em Torres Vedras e no país no acesso aos cuidados de saúde primários”.

Para a ODCO do PCP, que abrange os concelhos do norte do distrito de Lisboa, “a progressiva degradação do Serviço Nacional de Saúde reflecte-se no aumento do número de utentes sem médico de família (1,6 milhões de pessoas), nos elevados tempos de espera, na falta de trabalhadores da saúde, no encerramento recorrente de serviços, escancarando a porta aos grupos privados que lucram com a doença”.

Segundo esta estrutura regional comunista, como o PS possui uma maioria absoluta na Assembleia da República, estão reunidas “todas as condições para resolver o problema da falta de médicos de família, tanto no Oeste como no resto as condições”. “O problema não é o Director A ou B, é o Governo não dar condições aos profissionais de saúde para se fixarem no SNS, nomeadamente valorizando os seus salários e carreiras”, destaca ainda o comunicado.

O PCP destaca ainda que tem apresentado inúmeras propostas na Assembleia da República que “visam responder à necessidade urgente de salvar o SNS e impedir que a saúde seja tratada como um negócio”. “Infelizmente, o PS e os partidos à sua direita têm reprovado consecutivamente estas propostas e contribuído assim para o definhamento do Serviço Nacional de Saúde”, argumenta o partido. Nesse sentido, desafia o PS de Torres Vedras a criticar publicamente “a política do ‘seu’ Governo e exigisse uma outra que servisse verdadeiramente as populações”, o que “mostraria, isso sim, uma louvável coragem”.

Texto: ALVORADA