Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Marinha coordena resgate de homem vítima de ataque cardíaco ao largo da costa Oeste

Marinha coordena resgate de homem turco a bordo de navio tanque 1

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes - Marítimos (CODU-MAR), coordenou, durante o dia de hoje, o resgate de um homem de nacionalidade turca, com sintomas de ataque cardíaco, a bordo do navio-tanque ‘Duzgit Dignity’, a navegar a cerca de 25 milhas náuticas, o equivalente a 50 quilómetros, a Oeste do Cabo Carvoeiro.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a Autoridade Marítima Nacional informa que “na sequência do alerta recebido por chamada telefónica do navio, com pavilhão de Turquia, pelas 10h43, e após ter sido realizada uma avaliação da vítima, de 24 anos, por parte do CODU-MAR, houve a necessidade de acionar cuidados médicos hospitalares imediatos”.

Tratando-se de um resgate médico urgente, foi empenhada a aeronave EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa para efectuar o desembarque do tripulante e transportá-lo, posteriormente, para o Aeródromo de Trânsito Nº1 (Figo Maduro), em Lisboa, onde aterrou pelas 13h23. O paciente foi encaminhado para uma unidade hospitalar de Lisboa.

Texto: ALVORADA com comunicado da AMN
Fotografia: AMN