Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Encontrado no mar corpo do piloto da lancha de narcotraficantes abandonada em Peniche

Baleal

As autoridades acreditam que o corpo retirado do mar ao largo da ilha do Baleal, no concelho de Peniche, será do piloto da lancha de alta velocidade dos narcotraficantes que encalhou junto à costa, no sábado, na zona de Peniche de Cima. Segundo refere a edição de hoje do ‘Correio da Manhã’, o cadáver de um homem entre os 55 e os 60 anos, “terá morrido afogado, não tinha identificação e usava fato de mergulho”.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária e os indícios apontam para que a vítima pertencesse à rede internacional de tráfico de droga, que abandonou a ‘lancha-voadora’ que terá transportado 42 fardos de cocaína de uma embarcação proveniente da América do Sul, tendo o transbordo da mercadoria ocorrido em alto-mar, em águas internacionais. “Na lancha foi recolhido vestuário que coincide com a indumentária do homem retirado do mar”, refere o ‘CM’. No interior do barco semi-rígido estavam oito fardos, enquanto que num pinhal particular da freguesia do Olho Marinho, no concelho de Óbidos, a GNR viria a encontrar 36 fardos contendo 1.229 quilos daquele estupefaciente, acreditando as autoridades que ambas as situações estão relacionadas entre si. Feitas as contas, a droga abandonada deverá valer cerca de 51,9 milhões de euros no mercado negro.

A Polícia Judiciária estima que a soma da quantidade de cocaína agora apreendida no Oeste é a maior dos últimos 15 anos e, juntamente com a Autoridade Marítima Nacional e com a Guarda Nacional Republicana, estará a ser reconstruída a rota do percurso feito pela lancha dos narcotraficantes nas águas oestinas. Até ao momento não foram encontrados mais nenhuns membros da rede criminosa, que fugiram sem deixar rasto.

Texto: ALVORADA com Correio da Manhã
Fotografia: Direitos Reservados