Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aspirante Geoparque Oeste lança webdocumentário sobre o litoral da Lourinhã e Torres Vedras

geoparqueredessociais

Dar a conhecer e compreender o património natural e cultural presente na zona litoral dos municípios da Lourinhã e Torres Vedras, nomeadamente na forte presença de elementos geológicos relevantes e toda a sua envolvência é o objectivo do webdocumentário ‘Costa Encosta’ que será apresentado esta sexta-feira.

Lançado pelo aspiring Geoparque Oeste, o webdocumentário vai ser apresentado a partir das 18h00, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo, no concelho de Torres Vedras. A entrada é livre.

O vídeo pretende ainda divulgar o património cultural presente nesses locais e potenciar o fluxo de visitantes para outros pontos de interesse no território. Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Associação Geoparque Oeste refere que este é um webdocumentário interactivo, em que o utilizador tem a oportunidade de escolher quais os pontos que deseja explorar, nos quais é partilhada informação sobre os valores patrimoniais de cada um, através de testemunhos da população e de esclarecimentos científicos perceptíveis ao comum cidadão, com uma visão 360º de cada um dos locais e imagens únicas.

‘Costa Encosta’ pretende dar destaque às características físicas e morfológicas da linha de costa, à estrutura de povoamento, marcada por um elevado grau de dispersão assente em modelos de desenvolvimento linear, as actividades económicas predominantes, centradas nos sectores agrícola e agroalimentar, nas actividades de turismo, recreio e lazer associadas ao mar e praia e na pesca desportiva e artesanal e a identidade histórica e cultural, que partilha um passado comum feito de episódios relevantes, como o das invasões francesas.

Por outro lado, o envolvimento das populações locais na divulgação do património da região cultiva o sentimento de pertença e factor identitário, e por outro lado a valorização do património natural e cultural dos diferentes locais.

Para o lourinhanense Miguel Reis Silva, coordenador executivo do aspiring Geoparque Oeste, “este projecto é uma ferramenta essencial para a promoção do território enquanto espaço de ciência, mas também de tradições e costumes, onde se destaca a identidade e a capacidade ímpar de acolhimento das comunidades locais”.

Segundo Nuno Pimentel, coordenador científico do aspiring Geoparque Oeste, ‘Costa Encosta’, é um “projecto diferenciador que será utilizado por visitantes, pelas comunidades locais, mas também pelas escolas. Este é um projecto para as gerações vindouras e que permitirá explicar de forma simples e didática o património natural e cultural de excelência, que este território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO promove”.

Texto: ALVORADA